Apresentadora e produtora do programa “Mundo Sonoro”, transmitido pela emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina – rádio UEL FM, a jornalista Janaína Ávila foi convidada para fazer parte de uma rede internacional de críticos de música. A londrinense passou a integrar a Transglobal World Music Chart (TWMC), que reúne representantes de cerca 30 países, entre eles o Brasil, com dois membros. O trabalho dos integrantes da rede consiste da produção de uma lista mensal de álbuns que possuem relevância dentro do cenário da world music.

A TWMC, existe desde 2015 e foi fundada por Ángel Romero (WorldMusicCentral.org, dos Estados Unidos), Araceli Tzigane e Juan Antonio Vázquez (Mundofonias.com, Espanha). Os críticos que integram a rede classificam seus álbuns favoritos entre os mais recentes lançamentos mundiais de música. O painel inclui qualquer produção de qualidade, gravada em qualquer país, incluindo autoproduções e lançamentos de pequenas gravadoras.

Janaína Ávila: jornalista que comanda o programa Mundo Sonoro faz parte da rede Transglobal colaborando com a produção de uma lista mensal de álbuns relevantes no cenário da world music
Janaína Ávila: jornalista que comanda o programa Mundo Sonoro faz parte da rede Transglobal colaborando com a produção de uma lista mensal de álbuns relevantes no cenário da world music | Foto: Divulgação

As produções chegam aos integrantes da Transglobal fisicamente ou no formato digital. A ideia é permitir que os álbuns possam ser encaminhados sem que os custos de envio representem uma desvantagem para qualquer artista ou gravadora. Os membros do painel da TWMC votam livremente nos seus discos favoritos e o resultado gera a lista dos melhores classificados.

As gravadoras, artistas, publicitários, agentes e empresários podem enviar seus álbuns para a apreciação dos membros da TWMC, seguindo algumas regras publicadas no site da rede Transglobal.

Entre as normas estabelecidas está o tempo mínimo de 25 minutos de duração de cada disco e que o gênero musical seja relacionado a alguma tradição musical de qualquer cultura do mundo. Álbuns de rock, pop, jazz ou hip-hop ficam de fora a não ser que tenham um conteúdo significativo e relacionado à música tradicional ou de raiz.

Além de ajudar na divulgação dos trabalhos musicais, o objetivo da TWMC é facilitar a inclusão de artistas ao mercado, independentemente das barreiras geográficas, com base no mérito e talento, e não apenas na popularidade, tamanho das produções ou vendas de discos. A lista elaborada pelos críticos da rede é publicada todos os meses no site www.transglobalwmc.com/.

O trabalho inclui ainda uma edição com os melhores do ano.

Produzido e apresentado pela jornalista Janaína Ávila, o programa Mundo Sonoro voltou à programação da UEL FM em maio de 2019, ao vivo, às sextas-feiras (com reprise nas segundas, às 21h), depois de um hiato de 13 anos, tempo que a londrinense morou fora do Brasil. Durante uma hora, o Mundo Sonoro leva os ouvintes para passear pelos quatro cantos através da música, sempre com muita música, informação sobre os artistas, culturas e lugares.