O Teatro Mãe de Deus será palco de uma noite dedicada às composições de um dos maiores nomes da música brasileira nesta sexta-feira (30).

Às 20h, Mônica Salmaso dará voz às obras de Guinga, que comandará com maestria o violão, enquanto o flautista, saxofonista e produtor Teco Cardoso se junta a eles em participação especial.

Recém-chegados da 25ª edição do Brazil Camp na Califórnia (EUA), o trio apresenta, no repertório, canções próprias de Guinga e colaborativas com outros veteranos da música como Aldir Blanc, Thiago Amud e Paulo César Pinheiro. Entre elas, “Passarinhadeira” (1993) e “Tangará” (2018) exemplificam a melancolia lírica característica do compositor e violonista carioca.

Mônica Salmaso, Guinga e Teco Cardoso já realizaram juntos uma série de apresentações pelo Brasil e pelo mundo. Durante turnê pelo Japão, em 2019, lançaram o álbum “Japan Tour”, ao lado do clarinetista Nailor Proveta, explorando o cancioneiro de Guinga.

Os ingressos para o show em Londrina estão à venda na plataforma DiskIngressos a partir de R$ 140.

No sábado (31), os músicos se apresentarão também em Maringá, no encerramento do “Mês da Música”, às 21h, no Teatro Calil Haddad.

LEIA TAMBÉM:

I Bravissimi realiza exposição com objetos de imigrantes italianos

TALENTOS INCONFUNDÍVEIS

Aclamado pela crítica, Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, o Guinga, começou a compor aos 16 anos e, aos 17, teve sua primeira canção classificada no Festival Internacional da Canção. Rapidamente se destacou pela devoção ao violão e passou a acompanhar grandes nomes da música brasileira, como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira.

Com quase 60 anos de carreira, tem uma contribuição duradoura na história da MPB, com sua autoria registrada em mais de 300 canções. Suas composições ganharam vozes e performances de Elis Regina, Michel Legrand, Francis Hime, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque e Ivan Lins, entre outros imortais.

Guinga é compositor de mais de 300 canções gravadas por grandes nomes da MPB
Guinga é compositor de mais de 300 canções gravadas por grandes nomes da MPB | Foto: Divulgação

Neste evento, a interpretação será conduzida por Mônica Salmaso, com quem também tem longa parceria profissional. Com uma trajetória marcada por releituras de MPB, choro, samba e bossa nova, combinadas à sofisticação vocal e ao ecletismo no repertório, a cantora paulistana ganhou destaque na década de 90 e, desde então, conta com 11 discos lançados e participações em mais de 60 álbuns de outros artistas.

Reconhecida pelo talento, Salmaso conquistou três vezes o Prêmio da Música Brasileira e, em 2007, foi indicada ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de MPB, com “Noites de Gala, Samba na Rua”, trazendo repertório de canções de Chico Buarque. Na mesma categoria, foi novamente indicada em 2011, com o álbum "Alma Lírica Brasileira".

Ao lado de Teco Cardoso, seu parceiro musical desde o álbum “Trampolim” (1998), e com quem é casada, o encontro ganha ainda mais harmonias, vozes melódicas e improvisos ricos. O músico é um dos mais requisitados flautistas e saxofonistas do cenário musical contemporâneo no Brasil, tendo se dedicado ao desenvolvimento de uma linguagem própria e brasileira para seus instrumentos.

Com o Grupo Pau Brasil, na década de 80, gravou 15 discos e realizou turnês pela Europa. Entre diversos trabalhos, mais recentemente, em 2023, lançou o projeto autoral de composições feitas durante a pandemia “Entre Valsas e Louças” e divide a direção artística do projeto “Minha Casa”, de Mônica Salmaso.

Show traz Mônica Salmaso interpretando músicas de Guinga, com participação do flautista e saxofonista Teco Cardoso
Show traz Mônica Salmaso interpretando músicas de Guinga, com participação do flautista e saxofonista Teco Cardoso | Foto: Divulgação

SERVIÇO

Show de Mônica Salmaso e Guinga + Teco Cardoso

Quando: nesta sexta-feira (30), às 20h

Onde: Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 700 - Centro)

Quanto: a partir de R$ 140, à venda pela plataforma DiskIngressos