Foto de Wilson Tadeu Grandenetti mostra os contrastes evidentes com o crescimento da cidade
Foto de Wilson Tadeu Grandenetti mostra os contrastes evidentes com o crescimento da cidade | Foto: Wailson Tadeu Grandinetti/ Divulgação

As principais transformações urbanas e paisagísticas pelas quais a cidade passou nas duas últimas décadas estão reunidas no livro “A história de Londrina contada por imagens – 2001 a 2020”. Lançada em comemoração aos 86 anos do município, a obra de autoria de Paulo César Boni reúne cerca de 500 imagens produzidas por fotógrafos profissionais e amadores em nove edições da maratona “Clic o seu Amor por Londrina”.

“Esse projeto de documentação fotográfica de Londrina começou há 20 anos. Para o livro foram selecionadas cerca de 50 fotografias de cada edição da maratona que teve início em 2001 e acontece a cada dois anos”, destaca o autor do livro, Paulo César Boni, que além de organizar as maratonas fotográfica atua como professor sênior do programa de Pós-Graduação de Comunicação da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Ele informa que todas as imagens publicadas no livro são acompanhadas de textos explicativos. “As fotografias que consideramos mais bonitas e sentimentais abrimos de página inteira. São destaques contemplativos”, conta.

Foto de Walter Ney, que ressalta a composição, também integra o livro
Foto de Walter Ney, que ressalta a composição, também integra o livro | Foto: Walter Ney Almeida Filho/ Divulgação

O autor enfatiza que as maratonas permitiram a criação de um banco de imagens extraordinário sobre as transformações que aconteceram na cidade nos últimos 20 anos. “A principal delas talvez tenha sido o caso da Gleba Palhano, região onde foi praticamente construída uma nova cidade dentro de Londrina. Também foi possível registrar os avanços que aconteceram na zona leste, com a construção do shopping e do viaduto próximos à rodoviária. A construção do Jardim Vista Bela, na zona norte. A ampliação da rodovia PR-445, na zona oeste. E, mais recentemente, a transformação fenomenal que tem acontecido próximo à Universidade Tecnológica Federal, local onde não havia quase nada há três anos e que tem crescido espantosamente”, detalha.

O jornalista e integrante da organização do projeto de documentação histórica, Fábio Mansano, destaca que o livro tem grandes atrativos. “Além de ser ilustrado com fotos, o material tem muitos registros da história recente de Londrina. É um projeto único no Brasil”, afirma. Ele lembra que existem concursos de fotografia em outras cidades do país, mas não que tenham durado 20 anos, gerado um acervo tão rico e se transformado em livro. " A pluralidade de olhares para a mesma cidade representada pelas imagens de fotógrafos amadores e profissionais de diferentes perfis é, sem dúvida, a maior riqueza desse projeto”, ressalta.

A ideia inicial era concluir o projeto com uma grande exposição fotográfica no Museu Histórico de Londrina, mas o evento se tornou inviável devido à pandemia do novo coronavírus. Com a dificuldade na captação de recursos, foi cogitada a possibilidade de fazer um livro digital para marcar o encerramento do trabalho. Entretanto, um grupo de voluntários conseguiu o aporte financeiro necessário para a impressão de 1 mil exemplares do livro, que tem o patrocínio da Vectra Construtora, Cruciol Imobiliária, Midiograf, além do apoio financeiro do empresário das lojas Foto Célula, Terumi Koga, e do próprio autor, Paulo César Boni.

Imagem ilustrativa da imagem Livro reúne imagens de uma cidade mutante

Os exemplares serão distribuídos gratuitamente a bibliotecas, escolas e museus. Apenas 100 exemplares do livro estão à venda por R$ 80 cada. Interessados em adquirir a publicação podem entrar em contato com o autor do livro pelo e-mail pcboni@sercomtel.com.br ou pelo WhatsApp (43) 99995-1444.