Algumas pessoas não gostam de ser contrariadas. Algumas crianças também.

Algumas pessoas querem resolver as coisas na birra. Algumas crianças também.

Esse era o caso do pequeno Zeca, que odiava ser contrariado. Na hora do almoço, se sua mãe não trocasse a cenoura do prato por bolacha, ele tinha o maior chilique. Se sua mãe não trocasse o brócolis por sorvete, fazia uma birra monumental.

Zeca não achava justo que suas vontades não fossem atendidas. Ficava muito irritado. Explodia de raiva toda vez em que era contrariado.

A história de Zeca está em “Zeca Zangado”, livro infantil do ilustrador e escritor inglês Robert Starling publicado pela editora Brinque-Book.

Zeca sempre desejava que todas as coisas fossem do jeito que ele queria. Zeca era um filhote de dragão. E quando os dragões se enfurecem, mesmo os filhotes, todos sabem o que acontece: fogo para todos os lados.

Toda vez que era contrariado, cego de raiva, Zeca cuspia fogo. Quando não queria dormir, queimava a cama. Quando não desejava tomar banho, queimava o chuveiro. Quando não queria almoçar, queimava a comida. Quando não desejava trocar de roupa, queimava o guarda-roupa.

Mas a situação ficou complicada quando os amigos e colegas de escola de Zeca deixaram de brincar com ele. Zeca simplesmente acabava com as brincadeiras. Logo no primeiro impasse, na primeira dificuldade, na primeira contrariedade, o dragãozinho queimava bola, balanço, escorregador. Queimava tabuleiro de jogo, carrinho, boneco, skate, pipa, peteca. Queimava livro, lápis, caneta.

Zeca precisou aprender um jeito de controlar seus ataques de raiva com os dragões mais velhos. E descobriu um truque para se acalmar. Um truque que consistia em contar até dez antes de colocar fogo em tudo.

Contar até dez para acalmar os pensamentos. Contar até dez para esfriar a cabeça. Contar até dez para apaziguar os impulsos agressivos. Contar até dez para entender o lado do outro.

Alguns dragões aprendem a contar até dez. Alguns filhotes de dragão também.

Pessoas aprendem a contar até dez. Crianças também.

Serviço:

“Zeca Zangado”

Autor – Robert Starling

Editora – Brinque-Book

Tradução – Gina de Aquino

Páginas – 32

Quanto – R$ 54,90