SÃO PAULO - A última vez que Liam Payne se apresentou no Brasil foi numa festa de 15 anos de uma jovem em Goiânia, de família milionária, em novembro de 2021. Ele se apresentaria no ano passado, no The Town, em São Paulo, mas teve de cancelar o show após uma infecção renal.

Nesta quarta (16), o ex-One Direction, de 31 anos, foi encontrado morto em um hotel em Buenos Aires, sem ter conseguido concretizar seu sonho - solidificar uma carreira solo da mesma forma que outros companheiros da maior boy band da década passada, a exemplo de Harry Styles.

LEIA TAMBÉM:

Fernanda Montenegro reflete sobre a morte em documentário

Sua estada na capital argentina foi cercada de polêmicas após ele ter ido a um show do seu ex-colega, Niall Horan, e tentou roubar a atenção acenando para as fãs na plateia. Tal atitude desencadeou uma série de postagens de uma ex-namorada, revelando supostos podres do seu passado, seguida de uma onda de cancelamento.

Fãs brasileiros do britânico já haviam se espantado, três anos atrás, com seu trabalho naquela festa de debutante para dezenas de adolescentes, no qual cantou abraçado à aniversariante num pequeno palco, em frente a uma projeção de fotografias da debutante.

O cenário íntimo, e até um pouco decadente, era oposto aos renomados estádios nos quais fez shows pelo mundo como parte do One Direction. Durante a passagem pelo Brasil com a turnê mundial "Where We Are", em 2014, o grupo com Payne, Styles, Horan, Louis Tomlinson e Zayn Malik reuniu mais de 60 mil pessoas no Morumbi, em São Paulo, e cerca de 40 mil no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro.

Dois anos depois, a banda entraria num hiato, pouco tempo após a saída de Zayn Malik. E o mesmo grupo que deu toda a projeção a Payne foi, também, o que tanto o atormentou nesses últimos anos, resultando num histórico de sumiços e polêmicas que culminaram numa reabilitação de vários meses por problemas com drogas e álcool que, segundo ele, teriam começado durante o sucesso da banda.

O The Town teria sido a oportunidade para que ele arriscasse novamente numa apresentação para o grande público - ainda mais no Brasil, um dos principais redutos de fãs da boy band.

Payne, na verdade, sempre quis ser uma estrela solo. Entrou na indústria da música mais cedo que outros integrantes do One Direction, e participou repetidas vezes do reality show The X Factor, dedicado à revelação de calouros.

Em seu primeiro single solo, "Strip That Down", ele quis romper com esse papel: "Sabe, eu já fui do One Direction, agora estou livre/ As pessoas queriam apenas uma coisa de mim, esse não sou eu".

Mas essa tentativa de se distanciar da banda e criar uma nova persona não deu muito certo. Mesmo dividindo com Tomlinson a autoria de muitas das composições da boy band, incluindo grandes sucessos como "Night Changes", "Story of My Life" e "Steal My Girl", ele não deslanchou como Harry Styles, por exemplo, que é hoje um dos maiores astros da música pop internacional.

Styles, Tomlinson e Horan já fizeram turnês mundiais como artistas solo e lançaram mais de dois discos cada um; o primeiro já ganhou três Grammye os dois outros foram jurados dos reality shows The X Factor e The Voice, respectivamente.

Os últimos meses seguiram agitados nas suas redes sociais - Payne abastecia com frequência seu perfil no TikTok, com mais de 5 milhões de seguidores. Além de participar de trends, investia em referências à banda, como a marca de 1 bilhão de visualizações do primeiro single "What Makes You Beautiful" e uma pintura que fez dos integrantes.

Também dizia que mantinha um contato saudável com seus ex-colegas de trabalho e que o One Direction um dia poderia se reunir novamente. Não houve tempo, afinal, para um dos jovens que encantou uma geração de adolescentes encontrar sua redenção.

MÚSICO FEZ UMA FESTA DE 15 ANOS VIRALIZAR EM 2021

No final de novembro de 2021, uma festa de 15 anos em Goiânia (GO) se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais, graças a um show de Liam Payne.

O músico britânico se apresentou na festa da debutante Amanda Callegari. Durante o show, ele relembrou os tempos em que atuava no One Direction e cantou músicas do grupo, como "Story of My Life" e "Steal My Girl". A presença inusitada do artista chamou muita atenção. Na época, a festa de aniversário foi um dos assuntos mais comentados do então Twitter, agora X.

Estima-se que a festa tenha custado mais de R$ 1 milhão. Além do show de Liam, outros artistas como Felipe Araújo e Zeemba também se apresentaram.

ELE CAIU DE UMA ALTURA DE 14 METROS

Na quarta-feira (16) Liam Payne morreu aos 31 anos, em Buenos Aires, na Argentina.

Ele caiu do terceiro andar do hotel Casa Sur, no bairro de Palermo, na capital argentina. Mais cedo, a polícia havia recebido relatos sobre um homem agressivo que poderia estar sob a influência de drogas ou álcool no local. Segundo a imprensa argentina, a suspeita é de que essa pessoa seria o britânico, o que não foi confirmado pela polícia.

Artista sofreu "lesões muito graves", conforme detalhado pelo médico que atendeu a ocorrência. De acordo com Alberto Crescenti, Liam aparentemente sofreu uma fratura "na base do crânio" após despencar de uma altura de aproximadamente 14 metros. Ele "apresentava lesões incompatíveis com a vida e não foi possível reanimá-lo, afirmou o socorrista. Resultado da autópsia com a causa da morte ainda não foi divulgado.

Liam Payne estava na Argentina para prestigiar o show do amigo, Niall Horan. Os dois eram integrantes da banda One Direction.

Governo britânico solicitou informações sobre o acidente às autoridades argentinas. Até o fim da tarde de quinta-feira (17) ainda não havia informações sobre quando o corpo será levado para o Reino Unido e detalhes sobre velório. (Folhapress)