Você acha que está tudo bem com os millennials? A geração nascida entre 1981 e 1996 que tem o mundo da internet a seus pés e comportamentos que oscilam entre a aspiração de liberdade e as engrenagens de um universo corporativo cada vez mais exigente?

O filme "Hipnose", em exibição na plataforma MUBI, mostra que não.

O longa-metragem de estreia do diretor sueco Ernst De Geer é uma sátira à cultura das startups e aos treinamentos a que se submete a geração de criadores que desejam emplacar algum projeto junto a investidores em busca de novas ideias.

No filme, um jovem casal interpretado por Asta Kamma August (Vera) e Herbert Nordrum (André) cria um aplicativo destinado à saúde das mulheres a partir de uma farsa, como se Vera sofresse de hemofilia e tivesse problemas pouco compreendidos desde a primeira menstruação, quando teria sofrido uma hemorragia. A farsa, cheia de boas intenções, se adapta perfeitamente à ideia de criação de um app que ajudaria mulheres de todo mundo - e não apenas as europeias - a enfrentar problemas de saúde que as constrangem.

A jornada do casal criador do app junto a uma empresa que ajuda jovens a venderem suas ideias ao mercado crescente das startups, toma rumos inimagináveis na apresentação do produto. Num "ataque" de autenticidade adolescente, Vera transforma a apresentação numa comédia, ao passo que André faz o tipo "rapaz de futuro" até onde aguenta.

NON SENSE

O filme apresenta o casal de millennials numa história repleta de 'non sense' que diverte o espectador ao mesmo tempo em que coloca o dedo na ferida do mundo corporativo e do capitalismo que avança na mesma velocidade da tecnologia ao propor um novo estilo de vida que arrasta velhos problemas, como a ansiedade crescente das novas gerações.

O longa é uma proposta de reflexão sobre o desconforto social que envolve Vera a partir de uma sessão de hipnoterapia para parar de fumar. A experiência redunda numa desinibição social total em choque com as exigências do mercado.

O filme torna-se hilário ao mostrar a desibinição de Vera em contraste com os jovens sérios que apresentam ideias revolucionárias, embora tenham comportamentos caretas na tentativa de aprovar uma startup que precisa de capital para ser desenvolvida.

A plataforma MUBI apresenta uma programação que não se limita aos blockbusters ou títulos conhecidos no circuito comercial de cinema, trazendo produções de vários países que põem o espectador em contato com os clássicos e o cinema contemporâneo independente.

No momento, a plataforma oferece uma promoção com desconto de até 70% nas assinaturas. Vale a pena conhecer seu catálogo pelo diferencial em relação a outras plataformas de streaming.