A organização do Festival de Cinema de Gramado revelou parte dos filmes que irão compor as mostras competitivas de sua 52ª edição. Dos mais de mil títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram sete longas-metragens brasileiros, cinco longas-metragens gaúchos e 16 curtas-metragens gaúchos. Diversidade e ineditismo foram mais vez a tônica da seleção.

Entre os longas brasileiros, as sete produções terão premiére brasileira em Gramado. A lista dá conta da diversidade do audiovisual brasileiro, trazendo visões de realizadores do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. Vale ressaltar, além da a pluralidade dos gêneros – englobando drama, ficção, comédia e documentários –, a força do olhar feminino também estará presente em Gramado: dos sete longas brasileiros em competição, quatro foram dirigidos por mulheres.

LEIA TAMBÉM:

Sidney Sweeney, a nova namoradinha de Hollywood

Os longas-metragens brasileiros serão exibidos presencialmente em Gramado, entre os dias 10 e 16 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. A organização do Festival já havia anunciado que a edição deste ano passará por alterações para adequação à nova realidade do Rio Grande do Sul. Por conta disso, as tradicionais mostras competitivas de curtas-metragens brasileiros e longas-metragens documentais serão exibidas exclusivamente pelo Canal Brasil. Os filmes terão exibição única na grade linear do Canal Brasil. Os 12 curtas brasileiros irão ao ar do dia 12 ao dia 15 de agosto, sempre a partir das 19h, com três filmes por sessão. Na sequência, os cinco documentários em competição iniciam às 20h20, com um longa por noite, do dia 12 ao dia 16. No dia 17, o Canal Brasil transmite ao vivo a Cerimônia de Premiação, com a entrega dos Kikitos, a partir das 20h45. A programação completa será divulgada em breve.

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a iniciativa leva em conta os turistas e cinéfilos do evento que não conseguirão estar em Gramado esse ano. “Temos consciência da situação delicada em que o Rio Grande do Sul se encontra. São centenas e centenas de vôos que deixaram ou deixarão de pousar em Porto Alegre até a reabertura do aeroporto Salgado Filho. Estamos contornando esses percalços por outras vias aéreas, como Canoas, Caxias do Sul e Jaguaruna. Essas opções, ainda incipientes e com voos muito reduzidos, fragmentam nossa operação logística. Ainda assim, acreditamos que teremos um público por volta de trezentas mil pessoas, como nas edições anteriores. Contudo, sabemos que muitos que desejariam estar em Gramado esse ano não conseguirão”, disse ela.

CONHEÇA OS LONGAS EM COMPETIÇÃO

BARBA ENSOPADA DE SANGUE - São Paulo - Direção: Aly Muritiba Sinopse: Após a morte de seu pai, Gabriel parte para a praia da Armação em busca de suas origens. O que ele acaba encontrando é uma trama complexa em torno da figura misteriosa de seu avô, um esqueleto de baleia e uma cidade que quer enterrar seu passado a qualquer custo. Elenco: Gabriel Leone, Thainá Duarte, Roberto Birindelli, Ivo Müller, Ricardo Blat e Teca Pereira.

Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba, é uma adaptação de um livro de Daniel Galera
Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba, é uma adaptação de um livro de Daniel Galera | Foto: Divulgação

CIDADE/ CAMPO - Mato Grosso do Sul e São Paulo -Direção: Juliana Rojas Sinopse: Duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia, que mora com o neto Jaime. Joana luta para sobreviver na “cidade do trabalho”. Na segunda parte, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas. Elenco: Fernanda Vianna, Mirela Façanha, Bruna Linzmeyer, Andrea Marquee, Preta Ferreira, Kalleb Oliveira, Marcos de Andrade e Nilcéia Vicente.

Cidade/ Campo, dirigido por Juliana Rojas, traz duas histórias sobre migração
Cidade/ Campo, dirigido por Juliana Rojas, traz duas histórias sobre migração | Foto: Divulgação

FILHOS DO MANGUE - Rio Grande do Norte - Direção: Eliane Caffé Sinopse: Um homem aparece ferido e sem memória em uma comunidade ribeirinha. A população o acusa de roubo e tenta, em vão, que ele recupere a memória e devolva o dinheiro. Em um julgamento popular vem à tona uma trama que envolve desvio de verba pública, exploração da prostituição e de violência doméstica. Elenco: Felipe Camargo, Titina Medeiros, Roney Villela, Thiago Justino, Jeniffer Setti, Luana Cavalcante, Pequena Cintilante, Jurema Terra, Wilaneide Campos e Geiza Pereira de Souza e Maria Alice da Silva.

Filhos do Mangue, com direção de Eliana Caffé, traz a história de um homem acusado de roubo
Filhos do Mangue, com direção de Eliana Caffé, traz a história de um homem acusado de roubo | Foto: Divulgação

O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS - São Paulo - Direção: Anna Muylaert Sinopse: O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo imaginário onde os estereótipos de gênero estão invertidos. A ação se passa num dia de folga do Clube de Campo frequentado por poderosas mulheres de negócios. Elenco: Rafa Vitti, Luis Miranda, Cristina Pereira, Irene Ravache, Louise Cardoso, Katiuscia Canoro, Grace Gianoukas, Polly Marinho, Helena Albergaria, Shirley Cruz, Maria Bopp, Verônica Debom, Clodd Dias, André Abujamra, Fernando Billi, Tales Ordajki, Ítala Nandi e Ale Tosi.

O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert, que está entre os filmes concorrentes dirigidos por mulheres
O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert, que está entre os filmes concorrentes dirigidos por mulheres | Foto: Divulgação

OESTE OUTRA VEZ - Goiás - Direção - Erico Rassi Sinopse: Um faroeste brasileiro ambientado em um lugar isolado no sertão do Brasil, onde homens rudes, incapazes de lidar com suas próprias fragilidades, são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros. Elenco: Ângelo Antônio, Babu Santana e Tuanny Araújo.

Oeste Outra Vez, de Erico Passi, é um faroeste brasieliro que se passa no sertão do Brasil
Oeste Outra Vez, de Erico Passi, é um faroeste brasieliro que se passa no sertão do Brasil | Foto: Divulgação

PASÁRGADA - Rio de Janeiro - Direção: Dira Paes Sinopse: Irene é uma ornitóloga, solitária em seus 50 anos que, durante seu projeto de pesquisa no meio da floresta, redescobre sua tropicalidade após conhecer Manuel, um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional. Elenco: Dira Paes, Humberto Carrão, Cássia Kis, Peter Ketnath e Ilson Gonçalves.

Pasárgada , de Dira Paes,  traz a história de uma ornitóloga que redescobre a tropicalidade
Pasárgada , de Dira Paes, traz a história de uma ornitóloga que redescobre a tropicalidade | Foto: Divulgação

ESTÔMAGO 2: O PODEROSO CHEF - Paraná - Direção: Marcos Jorge Sinopse: Quinze anos após o primeiro filme, Raimundo Nonato é o chef dos chefs na prisão, encantando com sua comida e sua lábia tanto o diretor do presídio quanto o veterano líder dos detentos. Até que um mafioso italiano chega para disputar o controle da penitenciária e os pratos do carismático cozinheiro. Elenco: João Miguel, Nicola Siri, Violante Placido, Paulo Miklos, Giulio Beranek, Marisa Laurito, Guenia Lemos, Vincent Riotta e Projota.

Estômago 2: O Poderoso Chef: longa do paranaense Marcos Jorge, foi feito quinze anos depois do primeiro filme
Estômago 2: O Poderoso Chef: longa do paranaense Marcos Jorge, foi feito quinze anos depois do primeiro filme | Foto: Edison Vara/Pressphoto./ Divulgação

No total, serão entregues 33 Kikitos e 11 troféus Assembleia Legislativa, além das tradicionais homenagens com os Troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Crista