Nesta sexta (30) e sábado (1), o espetáculo Mil Litros de Preto - A Maré Está Cheia ,com a performer baiana Lucimélia Romão, será apresentado às 11:30, no Calçadão.

Lucimélia Romão, artista visual e performer da intervenção urbana, foi quem idealizou a apresentação, a partir da necessidade própria de abordar a violência que o estado hegemônico opera diariamente sobre os corpos dissidentes. Ela retrata o cenário de abandono, que muitas vezes é sub-humano, da população negra no Brasil.

Além de ter como destaque o genocídio da população preta, principalmente durante a juventude, a performance mostra que essa população tem seus direitos negados.

Imagem ilustrativa da imagem FILO 2023 - "Mil Litros de Preto", performance será no Calçadão
| Foto: Marlon de Paula/ Divulgação/ FILO 2023

Na apresentação a imagem impressiona e remete aos sete litros de sangue que escoam de cada corpo humano enquanto a vida se esvai a cada 25 minutos, enchendo assim uma piscina de 400 litros em 40 minutos. Como um grito para suspender a barbárie, o espectador é convidado a perceber o meio que vive e criar outras possibilidades de vida.

Além das performances que acontecem no Calçadão, a artista ainda convida o público para participar de um bate-papo com ela no sábado (1), às 16h, no Sesc Cadeião Cultural, com mediação de Amanda Marcondes.

* Supervisão: Célia Musilli/ Editora

SERVIÇO

FILO 2023

Espetáculo: Mil Litros de Preto - A Maré Está Cheia (Bahia)

Datas: Sexta-feira (30) e sábado (1) , às 11:30, no Calçadão

Classificação indicativa: Livre

Duração: 40 minutos

Ingresso: Gratuito

*

Bate-Papo com: Lucimélia Romão

Data: Sábado (1), às 16:00, no Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)

Mediação: Amanda Marcondes

*

Patrocínio: Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Apoio: Universidade Estadual de Londrina – Casa de Cultura, Espaço Villa Rica, Fecomércio/Sesc-PR, Kery Grill, Rádio UEL FM, EJ Rosa Amarela, Folha de Londrina, Laboratório de Cenografia e Cenotécnica, Sanepar/Governo do Estado do Paraná, Canto do Marl e Vila Triolé Cultural. Realização: Associação dos Profissionais de Arte de Londrina.