Após conquistar diversos prêmios nacionais e internacionais com os filmes “Isto (não) é um Assalto” (2018) e “Leste Oeste” (2019), Rodrigo Grota lança seu terceiro longa-metragem nesta semana. “Passagem Secreta”, a mais recente produção dirigida pelo cineasta londrinense, foi selecionada para integrar a programação de um dos mais tradicionais eventos cinematográficos do país. Produzido em 2021, o filme tem sua estreia agendada na grade da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O longa-metragem inédito poderá ser visto gratuitamente pela internet nos próximos dias 23, 24 e 30 através da plataforma de streaming do site oficial da mostra - www.mostratiradentes.com.br

Direcionado ao público infanto-juvenil, “Passagem Secreta” acompanha a trajetória de uma jovem de 13 anos, Alice, que é obrigada a se mudar sozinha para uma pequena cidade, onde encontra um novo grupo de amigos. Ao invadir um parque de diversões para resgatar um dos seus colegas, Alice descobre segredos sobre a sua identidade e precisa fazer escolhas. “O filme é uma espécie de fábula gótica brasileira e também universal que mescla uma narrativa realista a conflitos internos de teor fantástico”, analisa Rodrigo Grota, que já havia participado da Mostra de Cinema de Tiradentes com 4 curtas: “Booker Pittman” em 2009, “Haruo Ohara” em 2011, “Jardim Tókio” em 2014, e “Pequenos Delitos” em 2020.

Aprovado no Edital BO (Baixo Orçamento) Infantil do extinto Ministério da Cultura (Minc), o longa que tem roteiro assinado por Roberta Takamatsu foi rodado entre janeiro e fevereiro de 2019, em Londrina. Para produzir “Passagem Secreta”, a produtora londrinense Kinopus Audiovisual alugou um barracão por três meses no quais foram construídos variados cenários do filme: “Essa produção mostrou mais uma vez que é possível produzir cinema de qualidade em Londrina, temos uma série de profissionais talentosos que integraram a nossa equipe e que residem na cidade, o que só justifica ainda mais a continuidade de investimentos no setor audiovisual”, afirma Guilherme Peraro, produtor executivo do filme. Presidente do APL (Arranjo Produtivo Local) de Londrina, ele destaca que o longa foi produzido e finalizado em 4K, e com mixagem para salas de cinema em 5.1. "O filme foi responsável pela criação de 105 empregos diretos e 225 empregos indiretos, uma valiosa contribuição para a economia criativa de Londrina e região”, salienta.

“Passagem Secreta” traz Arrigo Barnabé como protagonista e conta no elenco principal com os atores Luiza Quinteiro, Sofia Cornwell, Tiago Daniel, João Guilherme Ota, e Fernando Alves Pinto. Após a estreia em Tiradentes (MG), o longa-metragem deve ser exibido em outros festivais e em seguida estrear no circuito de salas de cinema. Para Guilherme Peraro, a seleção do longa londrinense pelo evento mineiro reforça a qualidade da recente produção audiovisual em Londrina e no Paraná: “Serão exibidos 114 filmes de 19 estados. O cinema paranaense está representado com 8 filmes: 3 longas e 5 curtas, o que é algo inédito para o Audiovisual do Estado, e também algo que deve ser celebrado, já que Tiradentes é a mostra que mais dá espaço ao cinema brasileiro de invenção”.