Com sabor de quero mais, a Expo Japão - evento que enaltece a cultura oriental - encerrou os festejos neste domingo (2) renovando tradições e com boas expectativas para a edição de 2025. Os cinco dias da feira ofereceram aos visitantes uma programação artística, cultural e gastronômica ampla.

Imagem ilustrativa da imagem Expo Japão 2024 supera expectativas de público e vendas

Um público expressivo de Londrina e região compareceu e, antes mesmo de ter números oficiais, ficou evidente o sucesso do evento. De acordo com o coordenador geral da Expo Japão 2024, Luciano Matsumoto, a presença do público superou todas as expectativas, apesar de preocupações com o clima (chuva e frio) e com o período de final de mês.

"Tivemos uma grata surpresa no feriado de Corpus Christi na quinta-feira (30) com uma público excelente. Na sexta-feira (31), a experiência superou as expectativas, uma vez que abrimos em horário diferente do habitual e o público prestigiou. Historicamente, a sexta é um dia de movimento fraco, mas foi um sucesso, felizmente."

Imagem ilustrativa da imagem Expo Japão 2024 supera expectativas de público e vendas

No sábado (1), ainda em horário de almoço, a praça de alimentação esteve toda ocupada. "Também houve uma grande movimentação em todos os corredores por onde as pessoas circulam para prestigiar os diferentes expositores", alegra-se. Em 2023, o coordenador lembra que o número de visitantes foi de 35 mil pessoas e "neste quarto dia já passava de 25 mil", contabiliza.

Imagem ilustrativa da imagem Expo Japão 2024 supera expectativas de público e vendas

Entre os expositores que já comemoravam a meta alcançada de vendas e visitação, está a Queijaria Rancho e Seleção. "Sim, na tarde de sábado", sorri Márcia Mateus Martins.

Com 30 anos de produção leiteira, a Lático Indústria e Comércio de Leite fica no Patrimônio Heimtal e o espaço na Expo Agrícola era dos mais numerosos. Com uma degustação de queijo - do mais suave até os mais fortes, o convite atrai também para a história de sucesso da família. Sobre a mesa de degustação, não menos interessantes, prêmios que colocam Márcia e seu marido, Valdeir Martins, em posição de respeito na bovinocultura de leite. Entre os títulos que honram, o Super Ouro no 3º Mundial do Queijo Brasil 2024.

Gastronomia de encher os olhos

Farta, variada e para todos os gostos, a oferta de refeições da Expo Japão é um dos principais atrativos sempre. Yakisoba, tem. Oniguri também. Panceta, yakimeshi, tempurá, karaguê e karê. Sobá de onikawa, udon e onigurazu - e até quem é enjoado pra comer, fica satisfeito. Do gohan ao tempurá de sorvete, o cardápio do evento, tradicionalmente, contemplada paladares distintos.

Nesta edição, uma novidade foram os pratos coreanos e, segundo os organizadores, o sucesso dos doramas coreanos justificam o crescimento de interesse por esta culinária.

Se a globalização influencia novos hábitos, a história fortalece outros. O café, por sua vez, é tradição e, em diferentes opções, esteve presente na feira - e até com inovações. A citar, o Café Caramelo, reconhecido como o primeiro creme de caramelo do Brasil.