O minidocumentário "Nick Martinez - Além das Montanhas", será exibido no teatro da AML Cultural nesta terça (21), às 19 horas. Na oportunidade, Nick, que pratica esportes de alta performance como escalada e montanhismo também irá conversar com os convidados e contar um pouco de sua trajetória que ultrapassa 20 anos.

"Minhas escolhas de vida foram influenciadas por uma combinação de medo e confiança, me levando a uma pequena perspectiva de vida diferente. Enfrentei meus medos e abracei os desafios dos esportes extremos, sempre buscando aprender com eles", conta o esportista em sua apresentação.

Produzido pela SeteCinco Filmes, o documentário tem a assinatura de Ricardo Santana. Graças a companhia de amigos de espírito desbravador e de talento inconfundível, Nick tem um acervo valioso sobre sua trajetória. Patrick Murphy, Fred Pomermayer e Edson Vandeira são alguns dos profissionais responsáveis pelas fotografias e vídeos que compõem o documentário. Há imagens de tirar o fôlego e de profunda admiração pela natureza.

Ao mesmo tempo em que conheceu tantos lugares e de formas pouco convencionais, o expert em escalada relata em seu documentário a perda de amigos e também a da esposa, em um acidente em 2010. "Era para ser uma grande aventura e voltei sem ela", reflete. Ainda que reconheça os traumas, Martinez prefere seguir com os ensinamentos e em plena evolução. "O tempo cura", pensa.

O esporte extremo, em lugares de tirar o fôlego, faz parte da vida de Nick Martinez
O esporte extremo, em lugares de tirar o fôlego, faz parte da vida de Nick Martinez | Foto: Edson Vandeira/ Divulgação

UMA VISTA PARA O MUNDO

Radicado na Califórnia, nasceu em São Paulo, capital, e foi criado em Londrina. Aos 44 anos de idade, tem um estilo de vida que considera simples. Saiu de Londrina aos 19 anos, pouco após o falecimento da mãe e, como neto de espanhóis, fez de seu passaporte europeu uma escalada para o esporte extremo. Respeitado mundialmente, é considerado um atleta habilidoso, destemido e também resiliente. No documentário, amigos como João Vidotti, Eliseu Frechou e Pedro Sekles falam de sua determinação. "Moro no Parque Nacional de Yosemite , considerada a meca mundial da big wall e tenho uma conexão muito especial com esse lugar", resume.

"Moro em uma van equivalente a uma quitinete. Conta com painel solar, é equipada e vivo bem", alegra-se. Em busca de lugares novos, experiências e amigos, Martinez reconhece sua felicidade diante da janela de sua van e vê o mundo de uma forma menos complicada. Tem poucas coisas, mas muita riqueza à sua volta e em sua vida - a contar os amigos que acumula pelo mundo.

LOGÍSTICA E SEGURANÇA

Entre as qualidades de sua atividade : planejamento, logística e segurança. Em 2004, sagrou-se o primeiro brasileiro a escalar El Captain, uma das paredes mais verticalizadas do mundo, na Califórnia, com cerca de 1000 metros, em uma jornada solo que levou 16 dias suspenso. Na bagagem, todos os equipamentos , água e alimentação calculada para o previsível e o imprevisível. O frio, o calor intenso e os ventos integram as experiências do esportista que soma à escalada longa expertise em saltos de paraquedas e base jump.

Dono de capacidade física e emocionais admiráveis, Nick transformou o seu esporte também em uma atividade profissional e que é considerada de alta periculosidade, dado o risco ao qual se expõe. Suspenso por cordas, vive nas alturas fazendo o que poucas pessoas fariam: a manutenção de pás de energia eólica em Shasta County, na Califórnia. Entre as cicatrizes, a de um acidente em que quebrou o tornozelo, cinco vertebras, duas costelas, sofreu um aneurisma no coração e passou 14 dias no hospital, sendo três na UTI.

Tendo como protagonista um percursor da escalada, hoje um esporte olímpico, o documentário é também uma oportunidade para conhecer, no conforto de uma poltrona de teatro, cenários incríveis e imagens de ação de tirar o fôlego. Com o objetivo de compartilhar com os amigos um material preparado profissionalmente, por meio do documentário, a parada em Londrina é primeiramente para para ver a família. O próximo destino é a Patagônia, local já explorado por Martinez e que também está no curta que será exibido.

SERVIÇO:

Mini documentário Nick Martinez - Além das Montanhas - @nicolamartinezz

Quando: terça( 21), às 19 horas.

Onde: AML Cultural - Praça 1º de Maio, 130 - em frente à Concha Acústica

Valor: 1 kg de alimento não perecível