O encontro de dois grandes talentos do cavaquinho e do violão de sete cordas empolgou o público do 43º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) na noite desta terça-feira (11), com o ritmo genuíno do choro em homenagem ao centenário do mestre Waldir Azevedo, completado em janeiro deste ano.

LEIA MAIS:

Centenário de Waldir Azevedo traz o choro ao Festival de Música


Rogério Caetano e Gian Correa tocaram clássicos de Azevedo, composições próprias e homenagearam também Dino Sete Cordas, compositor que, segundo Caetano, estruturou uma linguagem para o instrumento que brilhou no show desta noite, dando a dimensão da potência da música popular brasileira.

De Waldir Azevedo, clássicos como "Flor do Cerrado", que abriu o repertório, "Carioquinha", a esplêndida "Delicado", que levou o compositor à fama internacional, e "Brasileirinho" levaram a memória do público a um repertório que faz parte da vida nacional.

Os músicos, que tiveram o cavaquinho como seu primeiro instrumento na infância, também falaram da emoção de revisitar composições que integram o prazer de tocar não apenas as músicas, mas sua própria afetividade. Eles proporcionaram ao público um "diálogo" de violões impressionante.

Composições autorais de Rogério Caetano, como "Pingo de Ouro", e de Gian Correa, como "Rogerinho no Baile" (dedicada ao amigo e parceiro musical), também integraram o repertório de dois instrumentistas de primeira grandeza.

Gian Correa e Rogério Caetano:encontro de virtuoses no Festival de Música põe o choro em destaque
Gian Correa e Rogério Caetano:encontro de virtuoses no Festival de Música põe o choro em destaque | Foto: Gustavo Galvão de França/ Divulgação

Revisitar, manter e levar adiante a tradição musical de um mestre como Waldir Azevedo é um dos aspectos que enaltecem a manutenção de eventos de extrema qualidade como o Festival Internacional de Música de Londrina que, mais uma vez, coloca a cidade no mapa cultural do País com a presença de músicos de excelência que também ministram cursos, atraindo jovens de diversas regiões que vêm aqui para estudar.

O show ainda contou com o brilho do percusionista Nycolas Horn e a voz de Natália Lepri, que teve o desempenho de mais um instrumento.

O Festival de Música continua até domingo com várias atrações nos espaços públicos e nos teatros.