Inquieto por natureza, Alceu Valença aproveitou o isolamento adotado durante a pandemia para criar, ou melhor, para recriar parte de sua extensa obra. O cantor e compositor pernambucano entrou em estúdio durante a quarentena e gravou três álbuns, o primeiro deles acaba de ser lançado nas plataformas digitais. Trata-se de “Sem Pensar no Amanhã”, disco que reúne grandes sucessos do artista em versões intimistas nas quais o intérprete é acompanhado apenas de seu próprio violão.

Campeã absoluta de acessos no Youtube, com mais de 160 milhões de visualizações, a música “La Belle de Jour” está entre os hits que integram o novo disco de Alceu. Entre as 11 faixas do álbum também estão “Táxi Lunar”, “Estação da Luz”, “Iris” e Marim dos Caetés”. Alceu relata que o novo trabalho segue uma espécie de roteiro cinematográfico: “Gosto de inventar um roteiro em meus discos e mesmo nas apresentações ao vivo. Um álbum pode ser pensado como uma viagem ou um filme. A câmera vem da praia de Boa Viagem em “La Belle de Jour”, sobrevoa igrejas de Olinda em “Mensageira dos Anjos”. Viajamos no “Táxi Lunar”, no trem da “Estação da Luz”, vamos até a ilha de Itamaracá e a praia de Marinha Farinha com a “Ciranda da Rosa Vermelha”. A música leva a lugares onde a quarentena nos impede de chegar”, explica sobre o disco lançado no último dia 12, data em que se comemorou o aniversário de Recife e Olinda.

Alceu Valença lança álbum que reúne canções intimistas  feitas durante o isolamento, sem esquecer a inspiração carnavalesca
Alceu Valença lança álbum que reúne canções intimistas feitas durante o isolamento, sem esquecer a inspiração carnavalesca | Foto: Leo Aversa/ Divulgação

O carnaval pernambucano também serviu de inspiração ao artista, que no frevo “Chego Já” saúda blocos históricos como Elefante, Pitombeira, Segura a Coisa. Trafega por mares de Holanda, Luanda e Salvador no bloco das flores de “Pirata José”. Originalmente um frevo-de-bloco, o “Beija-Flor Apaixonado” ganha contornos de samba, a exemplo da inédita “Sem Pensar no Amanhã”, que celebra a magia carnavalesca da cidade histórica.

O músico tem passado a quarentena em sua casa no Rio de Janeiro. Habituado a viajar pelo mundo com suas turnês, acabou se reaproximando ainda mais do violão durante o período quase sabático. “Há anos eu não passava tanto tempo com meu violão. Acho que desde a época em que morei em Paris, na década de 70. Era preciso me manter produtivo no meio de tudo isso e então decidi gravar todo o material que venho praticando ao longo de tantos meses” - anuncia o cantor.

Após meses de confinamento, resolveu abrir seu baú de composições e em sessões de gravação no Estúdio Tambor gravou 30 canções, Além do álbum recém-lançado o material gravado entre novembro de 2020 e janeiro de 2021 dará origem a dois novos discos que serão lançados futuramente.

.
. | Foto: Divulgação

Serviço:

Alceu Valença - Álbum “Sem Pensar no Amanhã”

Gravadora Deck

Disponível nas plataformas digitais

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1