Muito tempo atrás, num passado longínquo, os camaleões possuíam uma única cor. Eles habitavam um império reservado e sem cor. Um reino fechado entre altos muros e governado por um rei tirano. Havia normas e regras que proibiam os camaleões olharem sobre as muralhas do império. Havia soldados vigiando os limites para que ninguém conhecesse a vida que existia além dos muros.

As ordens do rei eram opressoras. O império deveria permanecer sempre sem cores. Os camaleões não poderiam se interessar por nada que existisse além dos limites do reino.

A história desse império regido por um camaleão tirano é narrada pelo ilustrador e escritor pernambucano André Neves em “Lá Fora”, livro infantil publicada pela editora Companhia das Letrinhas.

Tudo se transforma quando um camaleãozinho, apesar das regras e normas, resolve olhar distraidamente por cima da muralha. E o que ele vê do lado de fora do reino, o surpreende. Do outro lado existiam várias cores, não apenas uma única cor.

Do lado de fora dos muros, existiam o azul, o vermelho, o amarelo, o violeta, o verde, o laranja e uma infinidade de outras cores. Existiam camaleões de todas as cores.

O camaleãozinho acha aquilo bonito e bom. Mas quando volta os olhos para o reino de uma única cor, começa a viver insatisfeito. O império de cor única torna-se completamente limitado e limitante diante de seus olhos.

No fim da história, como em outras tantas histórias, o camaleãozinho é expulso do império sem cores. Mas, fora dos muros, encontra outros camaleãozinhos interessados em viver em um mundo plural e de muitas cores.

Publicado pela editora Companhia das Letrinhas, “Lá Fora” é uma obra que oferece múltiplas leituras. Desde uma alegoria simplificada do mito da Caverna de Platão, até uma analogia sobre as bolhas de informação produzidas pelos algoritmos das redes sociais.

Serviço

“Lá Fora”

Autor – André Neves

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 64

Quanto – R$ 69,90