A UEL (Universidade Estadual de Londrina) se prepara para transformar o gramado do CLCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) em um cenário de muita música, arte e alegria com o 2º Festival das Diversidades, nesta sexta-feira (23). Das 14h às 22h, o espaço será agitado por múltiplas atrações artísticas e culturais, abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Após o sucesso da primeira edição, realizada em março, o festival retorna com uma agenda mais ampla e variada. Serão dois palcos com shows que vão do samba ao rock e performances de artistas de Londrina e região. Também haverá feira de artesanato e produtos locais, exposições e outras ações que visam celebrar a diversidade em suas variadas formas.

Hipertrópico: bamda londrinense se apresenta à tarde no Palco Gramado
Hipertrópico: bamda londrinense se apresenta à tarde no Palco Gramado | Foto: Divulgação

No Palco Corredor, a partir das 14h, a programação inclui Dois Gordão, Odeon 7 Cordas, A Arte de Ser Mulher, Mascarada Só e Gustavo Gama. Já no Palco Gramado, onde o som terá início às 16h50, estarão O Hipertrópico, Projeto Traçar Cordão, Luimlimbo e Alucinose.

A abertura oficial do evento será às 19h05, seguida pela apresentação da banda NIC Vigarista (composta por professores do Departamento de Comunicação da UEL), Hector, Kachorrona, Rhais e Ballroom Londrina.

LEIA TAMBÉM:

Sexta-feira (23) é o último dia para ver a exposição sobre Clarice Lispector em Londrina

Organizado pelo projeto de extensão Práxis Itinerante em conjunto com outras entidades vinculadas à UEL, o evento surge como uma oportunidade para reforçar a promoção da pluralidade, inclusão social e defesa dos Direitos Humanos.

"A diversidade é um valor essencial para a nossa universidade e queremos que isso se reflita em cada detalhe do festival. Nosso objetivo é criar um espaço acolhedor e seguro onde todas as vozes possam ser ouvidas e celebradas", afirma Tiago Daniel, coordenador do evento.

A banda NIC Vigarista, composta por professores do Departamento de Comunicação da UEL, é uma das atrações à noite
A banda NIC Vigarista, composta por professores do Departamento de Comunicação da UEL, é uma das atrações à noite | Foto: Divulgação

ATIVIDADES PARALELAS

Nesta edição, duas outras atividades estão integradas ao festival. A Batalha do RU Especial Festival das Diversidades funcionará como um “esquenta” para o evento principal no mesmo dia, com início às 12h no Restaurante Universitário. A disputa de rimas contará com uma premiação de R$ 75 para o primeiro colocado e R$ 25 para o segundo, incentivando a participação dos estudantes.

O “after do Festival” será marcado pelo Cine Diversidade, no domingo (25), às 15h, no Sesc Cadeião Cultural de Londrina. Realizada pelo Projeto EntreTons, a sessão terá como temática as transmasculinidades no cinema, com exibição dos curtas-metragens "João Nery - LGBT+60: Corpos que Resistem", de Yuri Alves Fernandes, "Preciso dizer que te amo", de Ariel Nobre, e "Homens invisíveis", de Luis Carlos de Alencar.

Em seguida, haverá uma roda de conversa com Oliver Leticia Fernandes e Enzo Lopes, mediada pela estudante de jornalismo da UEL Fabiana Groto Silva. Os eventos são gratuitos.

O 2º Festival das Diversidades é uma realização da UEL com Práxis Itinerante, CLCH, Comissão de Estudantes do Programa de Pós-graduação em Sociologia, DCE (Diretório Central dos Estudantes) e CACS (Centro Acadêmico de Ciências Sociais), e recebe apoio da Rádio UEL FM, Monkisu Cultural e Ballroom Londrina.

SERVIÇO

2º Festival das Diversidades

Quando: nesta sexta-feira (23), das 14h às 22h

Onde: gramado do CLCH - UEL (Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380 - Campus Universitário)

Quanto: gratuito e aberto a todos