Londrina sedia a partir desta quinta-feira (21) o Campeonato Brasileiro de Conjunto de GR (Ginástica Rítmica). A competição prossegue até domingo (24) no ginásio do Colégio Universitário. As apresentações são abertas ao público e a entrada é franca.

Campeã Pan-Americana e Sul-Americana, equipe juvenil da Unopar é uma das favoritas no Brasileiro
Campeã Pan-Americana e Sul-Americana, equipe juvenil da Unopar é uma das favoritas no Brasileiro | Foto: Ricardo Chicarelli/Folha de Londrina/31-10-19

A última vez que a cidade sediou um Brasileiro de GR foi em 1999. A edição deste ano contará com 230 ginastas de 19 clubes de sete estados e o Distrito Federal. O torneio será nas categorias pré-infantil (9 e 10 anos), infantil (11 e 12 anos), infanto-juvenil (13 e 14 anos), juvenil (13 a 15 anos) e adulto (a partir dos 16 anos). Do Paraná, participam as equipes da Unopar (Londrina), Agir (Curitiba), Fantástica (Pinhais) e Associação Toledana e Sadia, ambas de Toledo.

"Quando assumi a Federação e trouxe a sede para Londrina o objetivo era trazer grandes eventos para a cidade. No ano passado, fizemos o Brasileiro Individual em Curitiba e a ideia de fazer o de Conjunto em Londrina é justamente porque a cidade tem esta tradição no trabalho na Unopar, a seleção brasileira já treinou aqui, temos várias medalhistas que treinam aqui", afirmou a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, a londrinense Márcia Aversani.

A cerimônia de abertura do campeonato acontece nesta quinta, às 19h, e terá apresentação do Ballet de Londrina, da escolinha de GR da Unopar e da seleção brasileira adulta.

Aversani lembrou que as principais ginastas do país estarão em Londrina e acredita que a competição será muito equilibrada e de alto nível técnico em todas as categorias.

"No adulto, por exemplo, temos sete equipes e várias delas com ginastas que já foram da seleção e com experiência internacional. No juvenil, a equipe da Unopar acabou de voltar com três medalhas do Sul-Americano e nas outras categorias também várias equipes têm disputado competições internacionais", apontou.

A equipe juvenil da Unopar, além dos três ouros no Sul-Americano, ganhou ainda este ano o Pan-Americano e participou do primeiro Mundial da categoria na Rússia.