O Londrina abre oficialmente a temporada 2023 neste domingo (15) quando estreia no Campeonato Paranaense diante do Azuriz, às 16h, no estádio do Café. Com uma reformulação grande no clube, que passou pelo comando técnico e elenco, o Tubarão entra com o objetivo de brigar pelas primeiras posições do Estadual, agora único caminho para garantir vaga na Copa do Brasil de 2024.

Um dos principais reforços para o ano, o centroavante Júnior Dutra ainda busca a melhor condição física neste início de temporada
Um dos principais reforços para o ano, o centroavante Júnior Dutra ainda busca a melhor condição física neste início de temporada | Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina EC

Campeão em 2021 e quinto colocado no ano passado, o LEC mudou o seu planejamento para o início da temporada e abriu mão de formar uma equipe prioritariamente jovem e foi ao mercado. Trouxe 14 reforços, entre eles nomes experientes como Júnior Dutra, Ezequiel, Clayton e o goleiro Saulo.

Leia mais sobre o LEC

Filho do craque Falcão é o novo reforço do Londrina

Na semana da estreia, LEC perde jogo-treino em Prudente

"Temos grandes coisas a fazer nesta temporada. O Londrina é um time grande, a mentalidade do trabalho é de time grande e vamos entrar para vencer todas as partidas e ir o mais longe possível em todas as competições", afirmou o técnico Edinho, que já dirigiu três equipes profissionais, mas reconhece que esta chance no LEC é a grande oportunidade da carreira. "É o meu principal desafio e estou me posicionando no mercado sempre com aquele meu objetivo de revolucionar o futebol brasileiro".

O Londrina fez um mês de preparação para a estreia, mas alguns dos reforços chegaram há poucas semanas e o lado físico ainda não é o ideal. Edinho garante que o time está definido, mas que precisará de um tempo para chegar ao ponto ideal. "Uma estreia gera muita expectativa. Vamos considerar o lado físico, o potencial de cada um e a experiência para escalar. Temos uma equipe completamente nova e que não está no auge, mas é fundamental começar bem e com três pontos", frisou.

Entre os reforços, devem estrear o goleiro Saulo, os laterais Ezequiel e Wendel, o meia Lucas Sá e os atacantes Júnior Dutra e Mauri. Clayton deve começar no banco. "Ansiedade boa para o início da competição, para a rotina de jogos. A expectativa é boa, o Londrina é um time grande e é muito bom quando você entra na competição brigando para ser campeão", apontou o centroavante Júnior Dutra.

Se ganhou atletas experientes, o treinador também vai apostar na juventude. Com a negociação de Gustavo Vilar para o Maringá, Edinho perdeu um dos seus zagueiros titulares e a zaga no domingo deve ter Gabriel e Leonardo, dupla que trabalhou com o treinador no time sub-20 no ano passado.

"A impressão que eu quero deixar para o torcedor é de uma equipe vitoriosa e que dá prazer de assistir, com um futebol intenso e de qualidade", resumiu Edinho.

O Azuriz disputa o Paranaense pelo terceiro ano seguido. Depois de ser quinto colocado em 2021, o time de Pato Branco brigou contra o rebaixamento em 2022 e terminou em 10º. O objetivo é fazer uma boa campanha para garantir vagas na série D e Copa do Brasil na próxima temporada.

O time do Sudoeste contratou o técnico Tcheco, ex-FC Cascavel, e alguns jogadores experientes como o goleiro Fabrício, os meias Fabrício Oya e Zezinho e o atacante Eydison.

Paranaense

O Campeonato Paranaense começa no sábado (14) com três partidas. Às 16h, jogam Rio Branco e Atlético e às 18h30, FC Cascavel e São-Joseense e Maringá e Foz do Iguaçu. No domingo, se enfrentam Coritiba e Aruko, às 16h, e Operário e Cianorte, às 18h30.

O Estadual 2023 mantém o mesmo regulamento dos últimos anos. Na primeira fase, as equipes jogam entre sim em um turno e os oito melhores avançam para as quartas de final. Os dois últimos serão rebaixados. A partir da segunda fase, jogos de ida e volta até a definição dos finalistas. A decisão está marcada para os dia 2 e 9 de abril.

Árbitro: Lucas Paulo Torezin

Estádio: do Café

Horário: 16h

Londrina: Saulo; Ezequiel, Gabriel, Leonardo e Wendel. João Paulo, Pedro Cacho e Lucas Sá. Victor Daniel, Júnior Dutra e Mauri. Técnico: Edinho

Azuriz: Fabrício; João Vitor, Gabriel Fornari, Carlão e Eliandro. Thalis (Matheus Neris), Fabrício Oya e Augusto. Wellisson, Eydison e Lucas Vieira. Técnico: Tcheco

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link