O Londrina inicia neste domingo (11) a primeira das suas três decisões na reta final da Série C. O duelo diante do Figueirense, às 16h30, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, é um confronto direto na luta por uma vaga no G8.

Fora da última partida, Rafael Longuine voltou a treinar e está liberado para o jogo decisivo contra o Figueirense, em Florianópolis
Fora da última partida, Rafael Longuine voltou a treinar e está liberado para o jogo decisivo contra o Figueirense, em Florianópolis | Foto: Rafael Martins/LEC

Depois de vários tropeços no estádio do Café, o LEC desperdiçou a possibilidade de antecipar a classificação e agora não tem mais chance de erro. Em sétimo lugar, com 25 pontos, o Tubarão não pode perder em Floripa.

Leia mais sobre o LEC

Guilherme Bellintani garante jogos no VGD e novo CT em 2025

Em caso de derrota, será ultrapassado pelo time catarinense. O Figueira é o nono, com 22 pontos. Vencendo o jogo, o Figueirense se iguala ao LEC em pontos mas terá uma vitória a mais (7 a 6).

Um fracasso na Ilha da Magia pode tirar o Alviceleste do G8 ao fim da 17ª rodada, desde que o Remo, que tem 22 pontos, vença o Confiança, neste sábado (10), em Aracaju. O time paraense também ficaria com uma vitória a mais que o LEC.

Por outro lado, uma vitória alviceleste na capital catarinense vai escancarar a classificação para o quadrangular final. O time subiria para 28 pontos, tiraria o Figueirense da briga e ficaria muito próximo da meta de 30 pontos traçada pelo clube para se classificar.

"É uma final para nós e para eles também. É um jogo de seis pontos, o jogo da classificação e o torcedor pode ter certeza que é desta forma que vamos encarar", afirmou o zagueiro João Maistro.

O sistema defensivo tem sido um ponto forte do Londrina, que não sofreu gols nos últimos três jogos. "Sabíamos que precisávamos da vitória na última partida, mas ela não veio. Mas estamos bem preparados, trabalhamos bem durante a semana para buscarmos uma vitória", ressaltou o zagueiro.

Escalação

O técnico Claudinei Oliveira tem problemas para escalar o Londrina neste domingo. O centroavante e artilheiro do time na Série C, Daniel Amorim é dúvida. Autor de cinco gols no campeonato, o atacante não treinou na quinta e sexta-feira, em razão de dores musculares na coxa. Se não jogar, as opções para o setor são Everton Moraes e Ingro.

Quem também está fora da partida é Calyson, suspenso. Henrique entra no seu lugar. O lateral Thiago Ennes segue em tratamento e vai desfalcar a equipe pelo terceiro jogo consecutivo. Maurício e Geferson serão mantidos nas laterais.

Quem volta a ficar à disposição do treinador é o meia Rafael Longuine. Recuperado de dores na coxa, o camisa 10 viajou para Florianópolis e a dúvida é se ele começa jogando ou fica como opção no banco de reservas.

Do lado do Figueirense, a ausência é do lateral-direito Léo Maia, suspenso. Ele será substituído por Cedric. Destaque da equipe catarinense é o veterano meia Camilo, 38 anos, autor de dois gols e duas assistências no Brasileiro. O Figueira projeta somar mais sete pontos nos três finais para conseguir a classificação.

Ficha Técnica

Figueirense:


Thiago Gonçalves; Cedric, Thomás Kayck, Genilson e Samuel. JP Iseppe, Matheus Machado e Camilo. Alisson Santos, Guilherme Pato e Jefinho. Técnico: João Burse

Londrina:

Gabriel Félix; Maurício, João Maistro, Rayan Ribeiro e Geferson. Tauã, Kadi e Rafael Longuine (Gustavo França). Henrique, Daniel Amorim (Everton Moraes) e Iago Teles. Técnico: Claudinei Oliveira.

Árbitro: Hieger Tulio Cardoso (MG)

Estádio: Orlando Scarpelli

Horário: 16h30