Apesar de vir de três empates seguidos na Série C, o Londrina está perto da classificação para a segunda fase do Brasileiro. Após os resultados da 17ª rodada, o Alviceleste se manteve em sétimo lugar e precisa de uma vitória nos dois últimos jogos para garantir a sua passagem para o quadrangular final.

O goleiro Ygor Vinhas disputou a Série D pelo Água Santa e chega para substituir Arthur, que passará por cirurgia no quadril
O goleiro Ygor Vinhas disputou a Série D pelo Água Santa e chega para substituir Arthur, que passará por cirurgia no quadril | Foto: Abner Dourado/AGIF/Folhapress

O 0 a 0 com o Figueirense - antes havia ficado no 0 a 0 também com Ferroviária e Floresta - aliado às derrotas do Remo e do Tombense encaminharam a vaga do LEC entre os oito primeiros. O Tubarão manteve a diferença de três pontos para o Figueirense, atual oitavo colocado: 26 a 23. E abriu quatro pontos dos três times mais próximos do G8: Remo, Náutico e Tombense.

O Londrina enfrenta o Remo, no sábado (17), em Belém, e na última rodada recebe o Náutico, no estádio do Café, no dia 24. Se ganhar um dos dois jogos, chega a 29 pontos e não poderá ser mais alcançado nem por Remo, Náutico e Tombense, que somariam no máximo 28.

Mesmo que perca para o Remo na capital paraense, o LEC vai permanecer no G8 e dependeria só dele na rodada final. Neste cenário, seria obrigado a vencer no Náutico em casa para não correr o risco de ficar de fora da briga pelo acesso.

O Náutico que pode chegar vivo na última rodada no Café. O time pernambucano venceu o líder Botafogo por 2 a 0 e volta a jogar em casa na próxima rodada diante do Ferroviário. Em caso de vitória, o Náutico subirá para 25 pontos e, se o Londrina perder em Belém, permaneceria com 26 e teria o confronto direto com os pernambucanos por uma vaga no quadrangular.

O LEC pode até se classificar com dois empates, mas aí dependeria de outros resultados nas duas rodadas finais.

Problemas

O técnico Claudinei Oliveira ganhou novos problemas de contusão e o LEC pode ir ao mercado em busca de mais reforços de olho na fase decisiva da Série C. O centroavante e artilheiro Daniel Amorim não atuou em Florianópolis, em razão de uma lesão muscular na coxa. O jogador deve ficar pelo menos quatro semanas em tratamento.

Já o lateral Geferson foi substituído ainda no primeiro tempo também com problema muscular. Claudinei já não pôde contar com Thiago Ennes nos últimos três jogos. O lateral se recupera de uma lesão no adutor da coxa e deve voltar apenas no quadrangular final.

Quem está fora da Série C é o goleiro Arthur. O jogador terá que passar por uma cirurgia em razão de uma lesão no quadril. Para substituí-lo, o Londrina acertou a contratação do goleiro Ygor Vinhas, 30 anos, e que estava jogando a Série D pelo Água Santa-SP.

Retorno

A delegação alviceleste retorna a Londrina de Florianópolis apenas na tarde desta terça-feira (13). O clube precisou mudar a sua programação, em razão do fechamento da pista do aeroporto da capital catarinense na manhã de segunda-feira.

Com isso, o LEC treinou no CT do Avaí e seguiu de ônibus até Curitiba. A equipe faz mais um treino na manhã desta terça em Curitiba e viaja no período da tarde para Londrina.