Em um cenário de incerteza e dúvidas, o Londrina renasceu na Série C ao vencer o Ypiranga por 1 a 0, no último domingo (22), em Erechim. O caminho da vitória fora de casa passou por um time mais equilibrado e uma defesa sólida, algo raro até então no quadrangular decisivo. Com os três pontos no Rio Grande do Sul, o LEC só depende de si nas duas rodadas finais para garantir o acesso em 2025.

Gustavo França, entrou no segundo tempo e fez o gol que mantém o Londrina na briga pelo acesso para a Série B
Gustavo França, entrou no segundo tempo e fez o gol que mantém o Londrina na briga pelo acesso para a Série B | Foto: Reginaldo Junior/LEC

O gol salvador de Gustavo França aos 52 minutos do segundo tempo garantiu a primeira vitória do Alviceleste nesta fase. Até então, eram duas derrotas e um empate. Depois de cinco partidas, o Londrina voltou a ficar uma partida sem sofrer gols.

A última vez que isso havia acontecido foi na 17ª rodada da primeira fase com um 0 a 0 com o Figueirense, em Florianópolis. Nos cinco jogos anteriores, o Alviceleste havia sido vazado 13 vezes.

Em Erechim, o LEC mostrou um time muito mais equilibrado e compactado. Bastante criticados, os volantes Tauã e Kadi, jogaram mais próximos, tiveram atuações corretas e foram bem na marcação. Com isso, a defesa esteve mais protegida e correu poucos riscos. Quando o Ypiranga conseguiu finalizar, Gabriel Félix também mostrou segurança e fez boas defesas na partida.

Claudinei Oliveira optou por não trocar as peças no meio-campo e na defesa, mesmo tendo o zagueiro João Maistro à disposição, recuperado de uma torção no tornozelo - o zagueiro entrou nos minutos finais da partida. Com os mesmos jogadores, o time rendeu mais e voltou vivo para as duas rodadas derradeiras.

"Sempre procuramos blindar e dar moral ao jogadores. O tratamento é o mesmo na vitória e na derrota. Cobramos quando é preciso, corrigimos e trabalhamos para melhorar", frisou o técnico Claudinei Oliveira, em entrevista a rádio Clube FM, após a vitória em Erechim.

Se o sistema defensivo melhorou, o ataque manteve o bom momento. O LEC fez gol pelo quinto jogo consecutivo. São 10 gols marcados e o melhor ataque do seu grupo no quadrangular final - sendo 7 gols no quadrangular semifinal. Gustavo França fez o seu segundo no Brasileiro.

Matemática

Com quatro pontos, o LEC subiu na classificação e ultrapassou o Ypiranga. A quarta rodada da chave seria fechada na noite de segunda-feira (23), com o jogo entre Athletic e Ferroviária. A partida terminou após o fechamento desta edição. A Ferroviária tinha sete pontos e o time mineiro, quatro.

Independentemente do resultado desta partida, o Londrina só depende de si para conquistar o acesso. Se vencer os dois últimos jogos, chega a 10 pontos e se classifica. A classificação pode até vir com uma pontuação menor, dependendo da combinação de resultados das duas últimas rodadas.

O Tubarão enfrenta a Ferroviária, no domingo (29), às 18h30, no estádio do Café, e encara o Athetic, no dia 5, em Minas Gerais.

Ingressos

O Londrina iniciou a venda dos ingressos para o jogo de domingo e manteve a promoção nos valores. Os cinco mil primeiros ingressos de arquibancada vão custar R$ 10, enquanto os mil primeiros de cadeiras saem por R$ 30. Crianças até 12 anos não pagam e o sócio-torcedor pode levar um acompanhante de graça.

Os bilhetes podem ser adquiridos nas lojas Karilu Sports, Tubastore, Estação do Esporte e nas bilheterias do estádio do Café no dia da partida. E também através do site lec.agroplayingressos.com