Principal nome do elenco do Londrina, o meia Rafael Longuine foi contratado no início da temporada para comandar a equipe em campo. Entre altos e baixos, o camisa 10 nunca empolgou a torcida e chegou a perder a condição de titular. No entanto, na vitória contra o Náutico, o jogador foi o melhor em campo e mostrou que pode ser o maestro para levar o Tubarão de volta a Série B.

Diante do Náutico, Longuine fez o seu melhor jogo pelo LEC e marcou o seu segundo gol na Série C
Diante do Náutico, Longuine fez o seu melhor jogo pelo LEC e marcou o seu segundo gol na Série C | Foto: Foto: Reginaldo Junior / Londrina Esporte Clube

Além de marcar o primeiro gol contra os pernambucanos, Longuine ainda teve um gol anulado e participou das principais jogadas ofensivas da equipe. Ao ser substituído no segundo tempo, saiu de campo aplaudido. O camisa 10 alviceleste foi escolhido o melhor jogador da 19ª rodada do Brasileiro.

Leia mais sobre o LEC

Claudinei prevê quadrangular difícil, mas aposta na força do LEC

LEC mantém promoção de ingressos para a largada do quadrangular final

Claudinei Oliveira sempre teve muita confiança no jogador e jamais lhe tirou do time titular. O treinador elogiou a atuação da camisa 10 na partida que garantiu a classificação alviceleste para quadrangular semifinal e ressaltou que uma mudança de função pode também ter colaborado com o bom desempenho do meia.

"A gente mudou um pouquinho o posicionamento dele no último jogo até em razão do posicionamento do adversário, já que o Náutico adiantava bastante os dois volantes para marcar a saída de bola. Puxamos o Kadi para atrair um volante deles e colocamos o Longuine mais perto do Everton", explicou Claudinei Oliveira.

Sem tanta preocupação em marcar, Rafael Longuine jogou mais livre e próximo do gol adversário e diversas vezes apareceu dentro da área para finalizar.

"Ele fez um grande jogo, utilizou bem o espaço que o adversário proporcionou e tem esta inteligência e experiência para usar bem este espaço. Tendo tempo e espaço com a qualidade dele, vai fazer sempre a diferença. Sob o meu comando foi o melhor jogo dele", apontou. Longuine tem três gols e cinco assistências na temporada.

Apesar de valorizar o desempenho individual do seu camisa 10, Oliveira destacou que todos os outros setores do time funcionaram bem e isso foi determinante também para a boa atuação de Longuine.

"Se formos pontuar, acharemos grandes destaques em quase todas as funções. Espero que consigamos encontrar os melhores espaços para o Longuine nos próximos jogos e que os demais também mantenham o mesmo nível", frisou o comandante alviceleste.

Artilheiro

Melhor ataque da Série C, com 39 gols, o Athletic perdeu o seu artilheiro para a fase decisiva. O centroavante Jonathas se transferiu para o América-MG e deixa o Brasileiro com nove gols, na liderança da artilharia da competição. O camisa 9 marcou 16 gols em 24 partidas pela equipe mineira em 2024.

Mas a torcida do time mineiro não tem do que reclamar. Denilson assumiu a condição de titular e não tem deixado o torcedor sentir saudades do antigo camisa 9. O novo titular marcou quatro gols nos últimos dois jogos - vitórias por 3 a 1 contra Floresta e Ypiranga - e já tem sete na Série C. O centroavante estará em campo no duelo com o Londrina, na segunda-feira (2), às 20h, no estádio do Café.