Após concretizar recentemente a compra da 90% das ações da SAF do Londrina, o empresário Guilherme Bellintani firmou parceria para gerir o departamento de futebol do Ypiranga-BA. A Squadra Sports será responsável pelo time principal e pelas categorias de base do time de Salvador por 10 anos.

Ex-presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, quer fazer do Ypiranga-BA um "braço" do Londrina para a captação de talentos para a base alviceleste
Ex-presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, quer fazer do Ypiranga-BA um "braço" do Londrina para a captação de talentos para a base alviceleste | Foto: Rafael Martins / LEC

O acordo entre o clube e o grupo de Bellintani foi selado no último final de semana após aprovação do Conselho Deliberativo do Ypiranga. O Esporte Clube Ypiranga foi fundado em 1906 e manteve a hegemonia no futebol baiano até 1940, com nove títulos estaduais. No entanto, com graves problemas financeiros perdeu relevância nas últimas décadas e não disputa a primeira divisão do Campeonato Baiano há 25 anos.

Leia também

Primeira vitória na Série C diminui pressão sobre o Londrina

Com a parceria com o Ypiranga, a Squadra Sports tem o objetivo de criar uma plataforma de clubes e uma rede de cooperação técnica para potencializar o desenvolvimento de atletas e formação dos elencos profissionais e de base.

Em sua primeira entrevista coletiva após a aquisição da SAF do LEC, em 25 de abril, Bellintani afirmou que uma das metas da nova administração era transformar o Londrina em uma referência nacional na revelação e formação de jogadores. E uma das maneiras de alcançar este objetivo seria a parceria com clubes menores em várias regiões do país.

"Até o fim deste ano teremos convênio com três clubes e teremos outros três em 2025. Serão seis clubes ligados ao Londrina identificando talentos em todas as regiões do Brasil", comentou Bellintani, que revelou também o desejo de adquirir clubes na América do Sul.

Em nota oficial, o Ypiranga ressaltou a importância da parceria e classificou o momento como muito importante para as partes envolvidas e também para a comunidade do futebol baiano. "A partir desta aprovação, o Ypiranga passa a fazer parte da plataforma da Squadra, atual proprietária do Londrina SAF, formando uma rede de cooperação técnica visando potencializar o desenvolvimento de atletas e a qualificação de seus elencos para competições profissionais e de base."

Procurado, o Londrina respondeu que a intenção de adquirir outros clubes por parte da Squadra Sports faz parte do planejamento de expansão do grupo e já abordado por Guilherme Bellintani após a aquisição da SAF do LEC.