Com número reduzido de dias de competição e de atletas participantes devido aos prejuízos à rotina de treinamento causados pela pandemia da Covid-19, a nona edição dos Parajaps (Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná), realizada em Londrina neste final de semana, marcou a retomada de centenas de atletas paranaenses ao calendário de competições profissionais. Realizada pela sexta vez na cidade e depois de um hiato em 2020, a competição contou com a presença de 1,5 mil atletas de 29 municípios do Paraná, que competiram em 14 modalidades paradesportivas.

Conforme apurou a reportagem, embora a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, organizadora do evento, tenha optado por promover a competição sem a escolha de um campeão geral, a delegação de Londrina conquistou resultados importantes em, ao menos, seis modalidades: Paracanoagem Masculino, Goalball, Tênis de Mesa Masculino, Parabadminton Feminino e Paraciclismo, esta no masculino e no feminino. Já a maior delegação deste ano foi a de Cascavel, que inscreveu 224 atletas na competição.

Imagem ilustrativa da imagem Edição “tímida” dos Parajaps marca retomada dos jogos paradesportivos no Paraná
| Foto: Divulgação

"Tivemos que nos adaptar, com menos atletas e menor tempo de competição. Mas, mesmo neste novo formato, tivemos um grande sucesso, com grandes performances esportivas, e o principal, o respeito e a inclusão a todos", avaliou à FOLHA o superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski.

De acordo com ele, o Governo do Paraná deverá preparar um evento especial em razão da 10ª edição dos jogos, no ano que vem. E não descartou que Londrina sedie novamente a competição. "Com certeza, teremos um evento muito maior", estimou.

JAPS COMBATE

Conforme o calendário de competições divulgado pela Secretaria, Londrina sediará entre os dias 13 e 15 de novembro a primeira edição dos JAPs Combate, que compreende modalidades como boxe, capoeira, jiu jitsu, judô, karatê, kickboxing, kung-fu, muay thai, taekwondo e wrestling. O evento deverá contar com a participação de até mil atletas.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1