Los Angeles (EUA) - O técnico Dorival Júnior destacou vários aspectos da seleção brasileira no jogo de estreia da Copa América, na noite desta segunda-feira (24), em Los Angeles: 0 a 0 contra a Costa Rica. Lamentou, porém, que lances e jogadas criadas não tenham resultado em gols. No outro jogo do grupo B, a Colômbia bateu o Paraguai por 2 a 1 e lidera com 3 pontos. Na sexta-feira (28), o Brasil encara o Paraguai.

“Nós tivemos a maior parte do tempo com troca de passes, com perspectivas pelos lados, por dentro, jogamos com aproximação, criamos boas oportunidades. Não fomos felizes nas finalizações, concordo, mas, de um modo geral, eu acho que nós apresentamos coisas bem positivas”, disse o treinador, em entrevista coletiva após a partida.

“Eu tenho consciência daquilo que está sendo desenvolvido, daquilo que foi pedido, do volume que nós apresentamos”, prosseguiu o treinador.

Para Dorival Júnior, a seleção rodou bem a bola, trocou passes em velocidade e criou boas situações. Mas, reconheceu, faltou a definição. “Rodamos bem a bola, transitamos bem na frente da área, viramos de um lado para o outro, mas a marcação era rápida. É um campo reduzido e isso facilita para quem defende e dificulta para quem ataca. Quando o Vini recebia a bola já havia dois homens na marcação e um terceiro se aproximando, numa linha de cinco. Com Raphinha era a mesma coisa. Faltou detalhe, faltou a definição.”

Dorival disse que a seleção vai entrar em campo com o mesmo espírito contra o Paraguai, na sexta-feira (28), buscando o controle do jogo, respeitando o adversário, mas sempre com intensidade e em busca da vitória.

"Não fomos felizes nas finalizações, concordo, mas, de um modo geral, eu acho que nós apresentamos coisas bem positivas”, disse Dorival Júnior
"Não fomos felizes nas finalizações, concordo, mas, de um modo geral, eu acho que nós apresentamos coisas bem positivas”, disse Dorival Júnior | Foto: Kevork Djansezian/Getty Images/AFP

CONFUSÃO

O lateral Danilo, capitão da seleção brasileira, discutiu com um torcedor após o tropeço na estreia da Copa América e foi conduzido ao vestiário por Neymar.

Danilo se dirigiu à arquibancada e discutiu com um grupo de torcedores depois do empate sem gols com a Costa Rica. O jogador, filmado por alguém que estava próximo dele no gramado, respondia a três homens. Dois deles utilizavam vestimentas do Movimento Verde e Amarelo, a "torcida organizada" do Brasil.

O capitão da seleção ficou repetindo: "Não tem ninguém de brincadeira, falta de respeito". A gravação não exibiu o que teria motivado a manifestação do atleta. Os torcedores em questão ficaram fazendo gestos de positivo enquanto o lateral falava. Um deles bateu no antebraço várias vezes, em movimento que faz alusão a uma cobrança por "trabalho" depois do resultado decepcionante nos EUA.

Neymar, vendo a cena no campo, deu um trote para chegar até o jogador e o "escoltou" para fora do local. A intervenção do atacante de 32 anos, que acompanhou a partida como torcedor, foi filmada por outro ângulo, vindo da arquibancada. (Com informações da assessoria da CBF/Folhapress)