São Paulo- A seleção brasileira feminina de vôlei venceu o Japão no pré-olímpico em jogo decisivo de cinco sets neste domingo (24) na casa das adversárias e garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Jogando em Tóquio em briga direta pela última vaga em aberto no grupo, o Brasil venceu as donas de casa por 3 a 2, com parciais de 25/21, 22/25, 27/25 e 15/25, com 15/10 no tie break.

Bicampeã em Pequim (2008) e Londres (2012), a seleção feminina do Brasil vai em busca do tricampeonato em Paris.

Com a vitória, a equipe liderada pelo técnico José Roberto Guimarães encerrou a participação no pré-olímpico com seis vitórias e apenas uma derrota para a Turquia, que se classificou em primeiro no grupo.

HOMENAGENS A WALEWSKA

O jogo contra as turcas na sexta-feira (22) foi marcado por homenagens das jogadoras brasileiras a Walewska, campeã olímpica nos Jogos de Pequim que morreu na quinta-feira (21).

"A gente se comprometeu a lutar por ela [Walewska]. Fica uma homenagem de ter conseguido isso por tudo que ela representou e sempre vai representar", afirmou a capitã da seleção Gabi Guimarães após a partida com o Japão em entrevista ao SporTV.

Sérvia e República Dominicana também garantiram vaga nos Jogos de Paris no pré-olímpico. Alemanha, Itália, Polônia e EUA disputam as duas vagas restantes neste domingo.

DESPEDIDA

O corpo da ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira foi velado e sepultado na manhã de sábado (23) em cerimônia restrita a familiares e amigos no cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte.

Walewska morreu nesta quinta-feira (21) aos 43 anos. Ela caiu do 17º andar do prédio em que morava no bairro Cerqueira César em São Paulo.

A central foi campeã olímpica nos Jogos de Pequim, em 2008, quando a seleção brasileira conquistou o primeiro ouro para o vôlei feminino. Ela também ganhou a medalha de bronze em Sidney-2000.

Natural de BH, Walewska foi uma jogadora de vôlei reconhecida por seu enorme talento e sua morte precoce foi bastante lamentada por técnicos e companheiras de seleção brasileira.

Ela jogou em vários clubes, como Minas, Osasco e Praia Clube. No Praia, foi campeã da Superliga em 2017/18, venceu o Sul-Americano em 2021 e encerrou a carreira esportiva na temporada 2021/22.

"O vôlei brasileiro e a comunidade esportiva perderam uma verdadeira lenda, e nossos pensamentos estão com a família e amigos neste momento difícil", disse o Dentil/Praia Clube em nota.

Aposentada desde 2022, a campeã olímpica vinha divulgando seu livro, a biografia "Outras Redes".