A Seleção Brasileira de Futsal enfrenta o Marrocos neste domingo (29), no Complexo Esportivo Universal de Bukhara, no Uzbequistão, pelas quartas de final da competição.

Em nove edições do Mundial, o Brasil faturou cinco títulos: 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. Em seguida vem a Espanha com dois títulos (2000 e 2004) e com uma conquista Portugal (2021) e Argentina (2016)

Os ajustes técnico-táticos pensando no adversário foram feitos na tarde desta sexta-feira (27). A Seleção Brasileira realizou um treino sob comando de Marquinhos Xavier e o auxiliar técnico, Vanildo Neto.

Depois de vencer a Costa Rica por 5 a 0 na última terça-feira (24), os jogadores fizeram no dia seguinte uma atividade com estratégias de recuperação da fisioterapia e da fisiologia. Na quinta o trabalho foi voltado para fortalecimento muscular com atividades de musculação na academia.

PITO E MARCÊNIO

O pivô Pito realizou uma ressonância magnética no fim da manhã de sexta-feira, em Buckhara (UZB). O exame mostrou uma pequena ruptura parcial de fibras musculares , o que indica que o atleta seguirá o tratamento com fisioterapia. De acordo com o departamento médico, a evolução, dia-a-dia, está sendo favorável clinicamente e a comissão seguirá acompanhando o jogador enquanto permanecer em competição. O atleta está em fase inicial de reabilitação.

“Tem sido feito um trabalho cicatricial e ativação de musculatura, somado alguns exercícios de padrão de movimento, de volta esportiva”, explica o fisioterapeuta da Seleção, Kleber Barbão.

Já o ala Marcênio tem intensificado o trabalho de fortalecimento do posterior da coxa esquerda. “Ele tem feito um trabalho mais de gestual esportivo, de transição, nós chamamos de ‘return to play’ e ele estará à disposição do Marquinhos no jogo contra o Marrocos”, completa. (Com assessoria da Confederação Brasileira de Futebol)