Rio - O Botafogo goleou o Flamengo por 4 a 1 e retomou a liderança do Brasileirão. O time chegou a ser ultrapassado momentaneamente pelo Fortaleza, no sábado, mas se deu bem neste domingo (18), no Nilton Santos, pela 23ª rodada. Os gols alvinegros foram marcados por Mateo Ponte, Igor Jesus e Matheus Martins, duas vezes. Com o resultado, o líder Botafogo chegou a 46 pontos, enquanto o Flamengo fica estacionado nos 41 pontos, em terceiro.

Além de perder o jogo, o Flamengo ainda ficou sem Arrascaeta. Ele sofreu problema muscular logo aos cinco minutos de jogo. Um problema a mais para o duelo de quinta-feira (22), contra o Bolívar, pela Libertadores, na altitude. Já o Alvinegro ganhou moral para o jogo de volta pela Libertadores contra o Palmeiras, no Allianz Parque, quarta-feira (21).

Em cinco minutos, praticamente tudo de ruim que poderia acontecer para o time de Tite, aconteceu. O Botafogo fez 1 a 0 logo aos 3 minutos — mais um gol de bola aérea sofrido — em seguida, Arrascaeta saiu machucado, com um problema no adutor da coxa esquerda.

O time, então, tinha uma montanha para escalar na partida. Ainda não se tratava da altitude de La Paz, como será na quinta-feira. Mas o caminho para se recuperar no clássico deveria vir sem o principal articulador rubro-negro.

Na perspectiva do Botafogo, o gol cedo era tudo o que a torcida e o time queriam. A jogada que resultou na cabeçada de Mateo Ponte foi muito, mas muito parecida à que gerou o primeiro gol sobre o Palmeiras, no meio de semana, pela Libertadores.

O Flamengo ficou atordoado com o gol, mas acalmou o jogo e tentou se reorganizar. E um passe certeiro de Léo Ortiz, jogando mais uma vez como volante, achou Bruno Henrique em velocidade. O toque por cima de John resultou no empate do Fla.

O Botafogo, por pouco, não ficou em vantagem novamente ainda no primeiro tempo. O goleiro Rossi ia fazendo uma trapalhada monumental, saindo de forma equivocada após cruzamento e não achando nada. Sorte dele e do Fla que tinha impedimento no lance, e o gol do Botafogo foi anulado.

O Alvinegro aumentou o ritmo no segundo tempo. Deixando o rival sem escape, o alvinegro voltou a ficar em vantagem. Uma jogada pela ponta esquerda resultou no gol de Igor Jesus, depois de bate-rebate na zaga do Fla, logo aos oito minutos da etapa final.

O Botafogo tinha achado, naquele momento, o timing certo para acionar os pontas. Luiz Henrique deixou Ayrton Lucas maluco com dribles e esticadas.

Em uma das tentativas, pênalti. O árbitro chegou a dar falta fora da área, mas o VAR corrigiu.

Só que Rossi se redimiu do susto do primeiro tempo, caiu para o canto direito e defendeu a batida de Almada.

As trocas que deram efeito foram as do Botafogo. Matheus Martins, substituto de Almada, ampliou aos 39 minutos do segundo tempo. E não parou por aí: já aos 48 minutos do segundo tempo, fez o quarto gol.