Com clima de déjà vu, Botafogo e Palmeiras disputam a liderança do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (17), às 21h30, no Nilton Santos, pela 17ª rodada. Os dois times lideram o Nacional, com 33 pontos. A vantagem do time carioca é apenas nos gols marcados - 27 a 25.

O roteiro é parecido com o do ano passado quando os rivais também se enfrentaram no Rio de Janeiro na briga pela liderança. A diferença é que em 2023, o Botafogo liderava com folga e foi por água abaixo justamente após o confronto com o Alviverde. Depois de abrir 3 a 0, o Alvinegro viu o Palmeiras virar de forma espetacular para 4 a 3 e embalar rumo ao bicampeonato, sob a regência do garoto prodígio Endrick.

O trauma dos cariocas foi tão grande que o time não se recuperou mais e terminou o Brasileiro apenas em quinto lugar, ficando fora inclusive da fase de grupos da Libertadores da América. O confronto desta quarta marca também o duelo entre os técnicos portugueses Artur Jorge e Abel Ferreira.

Os botafoguenses esperam que o drama tenha ficado para trás e apostam na boa fase do time. São quatro vitórias e um empate - 1 a 1 no clássico com o Vasco - nos últimos cinco jogos. Artur Jorge terá à disposição o volante Allan e o atacante Igor Jesus, reforços contratados na janela de transferências. Por outro lado, as baixas são Eduardo, machucado, Thiago Almada, nos Jogos Olímpicos, e Diego Hernández, suspenso.

O Botafogo deve ter em campo John; Damián Suárez, Halter, Bastos e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas e Tchê Tchê (Savarino); Luiz Henrique, Júnior Santos e Tiquinho Soares.

Do lado palmeirense, Abel Ferreira já pode contar com os novos reforços Maurício e Felipe Anderson. Além deles, o treinador terá os retornos de Murilo e Zé Rafael, que estavam machucados. O Palmeiras deve ir a campo com Weverton, Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Vitor Reis (Murilo) e Piquerez; Aníbal Moreno, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Estêvão, Flaco López e Rony.

Rodada

A rodada terá mais três jogos nesta quarta. O São Paulo recebe o Grêmio, às 20h, no Morumbis, em busca de recuperação depois da derrota na última rodada para o Atlético-MG, por 2 a 1. O Tricolor paulista é o sexto colocado, com 27 pontos. O time gaúcho é o 18º, com 11.

Em Goiânia, às 19h, o penúltimo colocado Atlético-GO recebe o Vasco, que vem de três vitórias consecutivas. Às 21h30, o clássico nordestino entre Fortaleza e Vitória, na Arena Castelão.