Um campeonato se decide nos detalhes, e o Botafogo sabe muito bem disso. No ano passado, o título escapou e foi exatamente quando perdeu para o Palmeiras que o grito de campeão começou a ficar mais distante. Agora, as equipes se encontram, mesmo ainda longe do fim, num confronto direto pela liderança da competição, que pode construir o caminho do campeão lá em dezembro.

Entre os vários pontos decisivos para a conquista de um título está o confronto direto entre os favoritos. Vencer os principais rivais é primordial para ser campeão, o que o Botafogo ainda não convenceu neste campeonato, apesar da liderança. Neste momento, dos oito primeiros colocados, o time de Artur Jorge só venceu o Flamengo; perdeu para Bahia e Cruzeiro, empatou com Fortaleza e Atlhetico e ainda joga com Palmeiras e São Paulo.

Mas o duelo de quarta terá outros ingredientes que assombrarão o time carioca. O primeiro: não encarar como revanche a derrota por 4x3 na reta final da competição no ano passado, que foi decisiva para a perda do título. Segundo: o confronto extracampo que John Textor criou com Leila Pereira. E terceiro: o fantasma que o próprio torcedor botafoguense carrega acreditando sempre existir forças contrárias presentes no caminho do time.

Mas há um duelo que será mais enigmático: o de dois técnicos portugueses à beira do gramado. E a briga tática será interessante porque os dois times têm tido formações diferentes nos últimos jogos, o que mostram desenhos e pensamentos adaptáveis a cada compromisso. Será apenas o 23° jogo de Artur Jorge no comando do Botafogo, mas com um entendimento do elenco impressionante em tão curto tempo. Abel completará 294 jogos no comando do Palmeiras (sem tirar os 23 em que esteve suspenso) em quase quatro anos de trabalho.

Sim, apenas números que não jogam porque não entram em campo, mas que ajudam a formatar alguns caminhos para que entendamos detalhes que decidem uma competição.

O Botafogo de crenças e superstições negativas tem o verdadeiro teste para se consolidar como um time que pode ser campeão.