Torcedores do Flamengo se concentram desde perto das 8h deste sábado (23) num dos pontos de encontro em Miraflores, distrito de Lima, de onde sairão mais de 30 ônibus rumo ao Monumental, palco da decisão da Copa Conmebol Libertadores. O jogo contra o River Plate acontece às 15h locais (17h de Brasília).

.
. | Foto: Mariana Franco Ramos - Grupo Folha

Mas, dias antes de a bola rolar no estádio, rubro-negros vindos de diferentes partes do Brasil e do mundo já haviam transformado as ruas da capital peruana em uma arquibancada do Maracanã. Devido aos altos preços de passagens, muitos vieram de avião, porém, fazendo conexões "insanas", em três ou quatro países. Outros enfrentaram até seis dias de viagem de ônibus ou carro.

.
. | Foto: Mariana Franco Ramos - Grupo Folha

Era impossível caminhar pelos pontos turísticos da cidade de 12 milhões de habitantes sem se deparar com inúmeros grupos de brasileiros, vestindo a camisa do clube, estendendo faixas e bandeiras e entoando cantos tradicionais de apoio ao time. Na noite de sexta (22), um grande "banderaço" na Plaza de Armas, em Barranco, reuniu milhares de pessoas.

.
. | Foto: Mariana Franco Ramos - Grupo Folha

As passagens de Paolo Guerrero, hoje no Internacional, e Miguel Trauco, contratado no meio do ano pelo Saint-Etiénne, da França, ajudaram a conquistar a simpatia dos peruanos. Alguns chegaram a vestir camisas estampadas metade com a bandeira do Peru e metade com as cores rubro-regras.

Os distritos turísticos de Miraflores e Barranco concentravam o maior número de aficcionados. Campeões da edição de 2018, os argentinos do River Plate também marcaram presença em Lima, embora em menor número. A expectativa era de que mais "hinchas" dos Milionários chegassem por via terrestre até perto do horário da decisão.