Dados da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Paraná registrou queda de 1,1% no comércio em junho na comparação com o mês anterior, um décimo abaixo da média nacional. É a segunda queda consecutiva no estado e a primeira após cinco meses de alta no país. Em maio, o indicador paranaense já havia apresentado uma leve queda de 0,1% em relação a abril.

Assim como no cenário nacional, o setor de hipermercados e supermercados influenciou na queda. No Paraná, a retração foi de 10%, mas segmentos como livros, jornais e papelaria, com queda de 20,8%; e tecidos, vestuários e calçados (-4,7%) também impactaram no resultado.

Taxas de crescimento em outras atividades, no entanto, evitaram perdas maiores para o setor. Os ramos do varejo em alta em junho no Paraná, na comparação com maio, foram equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (30,5%), móveis e eletrodomésticos (15%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,3%).

Varejo ampliado

Em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui os ramos de veículos e de materiais de construção, por sua vez, o Brasil registrou aumento de 0,4% em seu volume de vendas, com altas de 4,8% em materiais de construção e de 3,9% em veículos, motos, partes e peças. O varejo ampliado também cresceu 2% na comparação com junho do ano passado, 4,3% no acumulado do ano e 3,5% no acumulado de 12 meses. Já a receita nominal teve altas de 0,8% em relação a maio, 6% na comparação com junho de 2023, 6,7% no acumulado do ano e 5,5% no acumulado de 12 meses.

Neste recorte, o Paraná cresceu 2% em junho em relação ao mês de maio, avanço superior à média nacional no período, de 0,4% de alta. No primeiro semestre, os destaques são os crescimentos nas vendas de veículos, motocicletas, partes e peças (16%), eletrodomésticos (15,7%), materiais de construção (12%), artigos de uso pessoal e doméstico (10,7%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (7,8%), hipermercados e supermercados (7,1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,3%)

Em relação à receita nominal das vendas, o comércio paranaense teve crescimento de 2,1% no mês de junho, em relação a maio. É a sexta maior alta do País e é mais do que o dobro do crescimento nacional, que foi de 0,8%. No acumulado do ano a alta foi de 6,5%, à frente de São Paulo (5,5%) e Rio de Janeiro (5,2%). (Com agências)