À medida que a proposta da reforma tributária avança no Congresso Nacional, o tema ganha mais destaque nos noticiários de economia. Uma das mudanças mais aguardadas, a alteração no regime de cobrança de impostos brasileiro é apontada como um avanço ao desenvolvimento econômico porque simplifica a taxação, acaba com o efeito cascata e dissolve o emaranhado de leis e regras que compõe a tributação. O assunto vem sendo amplamente debatido por especialistas, mas para o cidadão comum, porém, talvez ainda não estejam claros os efeitos práticos da reforma na vida cotidiana.

Para ajudar pessoas físicas, micros e pequenas empresas nesse processo, uma startup londrinense especializada em soluções contábeis decidiu reunir um time de especialistas para elaborar um material que explique, de maneira clara e didática, como a reforma tributária irá impactar a vida dos brasileiros.

Pelos próximos 30 dias, um grupo de dez profissionais da área da contabilidade, direito tributário e investimentos financeiros irá se debruçar sobre o texto da reforma e traduzir os principais pontos para uma linguagem mais acessível de modo a facilitar a compreensão do público leigo.

A intenção é destituir as discussões de qualquer viés político e ideológico e direcionar o foco às questões técnicas. “A ideia (da reforma) é favorável, vai trazer justiça para a cobrança de impostos, mas terá impactos negativos para alguns setores”, destacou o CEO da Fortmobile, Guilherme Bittencourt, que também é professor da área de contabilidade da PUC (Pontifícia Universidade Católica) em Londrina.

“Com esse trabalho, queremos que as pessoas possam formar opinião com base em informações técnicas e não políticas ou ideológicas. Por mais que a cobrança de impostos, hoje, seja em cascata e muito difícil de calcular, dependendo da empresa, não significa que vai diminuir (a carga tributária) com a reforma”, disse Bittencourt. “Queremos que as pessoas entendam o que muda e o que não muda até mesmo para combater a desinformação. Como professor e profissional, tenho uma responsabilidade grande.”

Além de capacitar o público alvo para o entendimento aprofundado dos principais aspectos da reforma, conhecer mais detalhadamente o que é aprovado pelos congressistas permite a um empreendedor, por exemplo, ser mais preciso ao fazer a sua previsão de vendas de produtos ou serviços. “A contabilidade não pode apenas dizer como vai ser o novo cálculo, mas se você vai ser impactado positivamente ou não”, ressaltou o CEO.

Assim que o grupo concluir o material de texto e vídeo, o trabalho de informação será iniciado. A intenção é que as discussões aconteçam prioritariamente no ambiente virtual, mas que, eventualmente, migre para o presencial, com a realização de encontros para esclarecimento de dúvidas. “Queremos trabalhar todo o projeto da reforma e fazer novos encontros à medida que a matéria avança no Congresso”, explicou Bittencourt.