As exportações totais de Londrina fecharam em cerca de US$ 1,2 bilhão no ano passado, mas o setor produtivo do município e região tem potencial para avançar ainda mais no comércio exterior. De olho nas potencialidades dos mercados externos, 200 empresários estão reunidos, nesta quarta-feira (9), no Exporta Day 2024, que além de promover o encontro entre produtores e compradores em rodadas de negócios, tem também o objetivo de capacitar e atualizar os empresários sobre as principais tendências de mercado quando o assunto são as vendas aos países estrangeiros.

O evento acontece durante todo o dia, no IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), e é realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e o Núcleo de Comércio Exterior da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). "É uma grande oportunidade para fortalecer as conexões globais", destacou a consultora do Sebrae/PR, Danúbia Milani. "O principal objetivo do evento é conectar parceiros com empresas e investidores."

Para ampliar os mercados e fortalecer as exportações, o Sebrae atuou na curadoria das empresas estrangerias, em um processo conhecido pelo termo em inglês matchmaking, que consiste em encontrar os parceiros perfeitos para as empresas interessadas em ampliar seus mercados para além das fronteiras brasileiras. Na curadoria, foram selecionados 13 compradores do Paraguai, Peru e Bolívia, atuantes em diversos setores, como cosméticos, movelaria, tecnologia, saúde e eletrometalmecânico.

Entre os palestrantes, os temas abordados foram as ferramentas de prospecção internacional, as estratégias de marketing internacional, argumentação e persuasão no mundo dos negócios e a satisfação do cliente.

Um dos palestrantes, o professor de Mestrado Profissional da FIA Business School e coordenador de Projetos da FIA, Diego Bonaldo Coelho, falou sobre o marketing internacional e as estratégias que conectam clientes, produtos e serviços. Segundo ele, a internacionalização é uma jornada estrategicamente elaborada por meio de um bom planejamento e antes de buscar mercados externos, a empresa tem que entender os principais aspectos que justificam a exportação.

Para os empresários que pretendem ingressar nesse setor, Coelho lembrou que a adaptação do produtos para atender as especificidades do mercado externo é fundamental. "Não existe exportação sem adaptação", enfatizou ele, que também aponta cinco pontos críticos que devem ser investigados sobre a necessidade de realizar adaptações e em que nível: proposta de valor; modelo de negócio; precificação; canais de distribuição e de relacionamento e comunicação. "Os exportadores têm que ter muita ciência de que os mercados devem ser muito bem conhecidos. Não funciona replicar modelos e ofertas. É um contexto diferente, uma cultura diferente, leis diferentes e competição diferente. O Brasil, às vezes, é reativo. Mas quanto mais competentes forem as empresas e quanto mais rápido elas se adaptarem, mais rapidamente se posicionam e se conectam no mercado. E a adaptação impacta a empresa de maneira sistêmica."

O Exporta Day 2024 acontece no IDR-Paraná, na rodovia Celso Garcia Filho, km 375. O evento começou às 8 horas e segue até as 17 horas, mas as inscrições estão encerradas.