Inaugurado em julho de 2013 como loja âncora do shopping Boulevard, o hipermercado Walmart vai fechar a loja de Londrina, a primeira da marca no interior do Paraná. O encerramento das atividades está previsto para 10 de junho. O estabelecimento emprega cerca de cem pessoas e, segundo a assessoria de imprensa do grupo que detém a bandeira no Brasil, o motivo é o baixo desempenho da unidade.

Imagem ilustrativa da imagem Com cem funcionários, Walmart vai fechar unidade em Londrina
| Foto: Aloisio Maurício/FotoArena/Folhapress

O Walmart informou que a decisão de encerramento das atividades em Londrina foi tomada antes da pandemia do novo coronavírus e é baseada no constante monitoramento de seu portfólio de lojas. O encerramento das atividades da unidade vai permitir, ainda segundo a assessoria de imprensa da marca, a execução de um plano de crescimento no País.

Também por meio de nota, o Boulevard Londrina Shopping informou que a decisão de fechar o Walmart foi tomada em 2019, em comum acordo entre a rede e o centro de compras. “O Boulevard Londrina Shopping já está em negociação com outras operadoras do segmento de hipermercado, o que poderá se concretizar no segundo semestre deste ano”, afirma a nota.

SEM PLANOS PARA LONDRINA

Ao justificar o fechamento da unidade em Londrina, a empresa afirmou que está investindo em suas lojas, que passarão por um processo de renovação e atualização de seus ativos. “As 29 lojas do Grupo BIG no Paraná, responsáveis por gerar mais de 9 mil empregos diretos e indiretos, também receberão esse investimento”, diz a nota.

O crescimento do grupo não coloca Londrina em seus planos. O proprietário da marca Walmart no Brasil, o Grupo Big, já havia encerrado em 2015 as atividades do Maxxi Atacadista, bandeira da linha de atacados, que operava na Avenida Saul Elkind (zona norte). No ano passado, quando o grupo decidiu mudar a bandeira das lojas Walmart do Sul e Sudeste do País para Big, a empresa apenas informou que “todas as lojas do Estado [do Paraná] seriam reformadas até meados de 2020”.

A reportagem procurou a Apras (Associação de Supermercados do Paraná) na tarde desta terça (12) e quarta (13) para comentar a decisão do grupo, mas, até o fechamento, não houve retorno.