O Espaço das Feiras recebe na próxima terça-feira (25), a partir das 9h, a segunda edição do Projeto Empregabilidade 50+ Apucarana. Uma iniciativa que visa reabrir o mercado de trabalho para trabalhadores que já passaram dos 50 anos de idade, o evento é uma promoção do Fórum Desenvolve Apucarana, braço da Acia (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana), e da Câmara de Ensino Superior de Apucarana, em parceria com a Prefeitura de Apucarana. Conta também com participação de 27 segmentos organizados da iniciativa privada e setor público, e empresários locais.

O presidente do Fórum Desenvolve Apucarana, professor Luiz Sérgio Hilário, lembrou que na primeira edição, realizada em outubro do ano passado, foram ofertadas 312 vagas para diversas formações na indústria, comércio e prestadores de serviços e efetivou mais de 750 encaminhamentos para entrevistas de emprego. “Nesta segunda edição, uma semana antes já temos captadas 321 vagas, o que indica que teremos um evento ainda maior", explicou ele, durante entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (18).

Segundo o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz, empresas interessadas em disponibilizar vagas devem procurar a unidade até sexta-feira. “Já temos mais de 300 vagas captadas e estaremos cadastrando oportunidades até o final desta semana", explicou Leiroz, esclarecendo que o trabalhador poderá ser encaminhado a mais de uma vaga de emprego. “Muitas vezes a pessoa não consegue recolocação na primeira entrevista, mas tem o perfil aprovado em outra oportunidade, por isso estaremos assessorando o trabalhador também depois da realização do evento até que consiga uma recolocação.”. Segundo ele, em grande parte das oportunidades não há exigência de experiência prévia.

“A falta de mão de obra hoje é uma questão nacional e por isto iniciativas como esta representam muito para nós, empregadores. Aos 50 anos, a pessoa ainda está na flor da idade e por experiência posso falar que, quando contratadas, são as que mais se empenham e se desenvolvem dentro da empresa", afirmou a presidente do Sivale (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí), empresária Bete Ardigo.

(Com informações da Prefeitura de Apucarana)