Imagem ilustrativa da imagem Criptos: Conheça as Altcoins que estão revolucionando o mercado d
| Foto: Foto de Traxer por Unsplash

Você consegue listar ao menos outras duas criptomoedas além da Bitcoin? Se a resposta é “não”, esse texto vai clarear suas ideias, explorando as “criptos” menos conhecidas, mas igualmente importantes.

Em janeiro de 2009 nascia a Bitcoin, a primeira criptomoeda do mundo. Curiosamente, a identidade do seu criador é um mistério até os dias de hoje, mas o seu impacto não tem nada de secreto. A moeda digital modificou totalmente o mercado internacional, tanto dentro quanto fora dos espaços online.

E a Bitcoin não é a única criptomoeda relevante do mercado, muito pelo contrário! Embora tenha sido a primeira e continue sendo a mais conhecida, há dezenas de outras, as quais ocupam papeis mais do que importantes na comercialização de bens digitais. É sobre essas outras que vamos falar nesse texto.

Quais são as principais criptomoedas atuais?

Para a lista abaixo, escolhemos 5 dentre as criptomoedas mais comercializadas da atualidade. Além de citarmos quais são elas e quando foram criadas, vamos explorar também as suas aplicações e o que podemos esperar para o futuro. Ao fim, você terá conhecimentos mais aprofundados sobre as criptos.

1 – Ethereum

A Ethereum é provavelmente a criptomoeda mais conhecida depois da Bitcoin. Ela foi criada em 2014 e, desde então, vem observando aplicações frequentes em diferentes espaços do mercado.

Sites como o Binance permitem que investidores (ou mesmo apenas entusiastas) confiram o preço do Ethereum e isso é tremendamente importante porque, assim como todas as criptos e mesmo outros tipos de moedas, tem um valor flutuante; o que pode incentivar ou desincentivar investimentos, dependendo de como a economia segue.

O Ethereum utiliza a sigla “ETH” para expressar seus valores.

2 – Dogecoin

Se você já passou algum tempo nas redes sociais, é provável que tenha esbarrado no “doge”, um cão da raça japonesa Shiba Inu que se tornou um meme popular durante os anos 2010. Em 2013, o nome foi usado para o lançamento daquela que seria uma criptomoeda “piada”, mas o negócio se modificou.

Atualmente, a Dogecoin é uma criptomoeda séria, com investimentos, comercialização e segurança, assim como qualquer outra. Levando em conta a história e a criação de outras criptos, a Dogecoin se destaca positivamente, mostrando que as diferenças podem fazer bem para o sucesso de um negócio.

3 – Cardano

É comum no mundo dos negócios que, após o sucesso de uma empreitada X, seus criadores partam para outro empreendimento. Essa é a origem da Cardano, criptomoeda cujo desenvolvimento foi liderado por um dos co-fundadores da Ethereum. E essa é apenas uma parte pequena da sua história.

Quando comparada com outras plataformas de transação de moedas digitais, a Cardano pode ser considerada mais “maleável”, o que é o seu maior diferencial. Outra curiosidade é que uma parcela gigantesca dos seus principais investidores é do Japão, o que lhe deu o apelido “Ethereum japonesa”.

4 – Tether

A Tether é uma criptomoeda que se diferencia de outras exploradas anteriormente por possuir uma relação direta com a Bitcoin. Aliado a isso, ela tem a característica de ser o que é chamado de “stablecoin”, uma moeda cuja unidade foi desenvolvida para sempre ter o mesmo valor de um dólar.

Ou seja: ao contrário da Ethereum, Bitcoin e outras, que pedem sites como o Binance para terem o seu valor conferido, a Tether sempre vai flutuar junto com o dólar. Há aspectos positivos e negativos desse funcionamento, mas os bilhões de dólares investidos demonstram que há uma fundação sólida.

5 – Solana

Identificada como “SOL”, a Solana é outra dentre as criptomoedas mais comercializadas atualmente, tendo seu nascimento em 2017 e lançamento oficial em 2020. Quando comparada com algumas das outras mencionadas nessa lista, ela é nova, mas isso não significa que seja menos relevante ao tema.

Os aspectos positivos de destaque da Solana incluem a velocidade e eficiência das transações, o que é um diferencial notável. Esses e outros elementos fizeram com que a moeda fosse até mesmo citada pela ex-primeira dama dos Estados Unidos, Melania Trump, como uma possibilidade de investimentos.

E esses são apenas alguns dos principais exemplos de criptomoedas. Uma dezena de outros poderiam ser citados, e ainda estaríamos no campo das moedas que merecem ser trabalhadas. Isso, aliado ao fato de que novas surgem a cada dia, significa que o cenário de bens digitais não permanece estático.