A matriarca Jandira Daher comemorou 90 anos cercada pelo carinho dos filhos, noras, genros, netos e bisnetos e demais familiares em celebração no Buffet Planalto. Na foto a aniversariante entre os filhos Roberto, Elizabeth, Solange , Bárbara, Renato e Charles.

Os Aniversariantes

Estão aniversariando hoje, dia 17: José Cezário da Rocha, torcedor fanático do Corinthians e do Londrina; o procopense Antônio de Souza , morador em Londrina; Rosana Louzada , Américo Sambatti, Adriana Sandreschi, Angélica Blaia, João Massarutti, Marco Aurélio Rodrigues,

***

DIA 18, aniversariam: Chico Amaro, Otávio Kister (que mora em Londres), Zezé Volpini, e Cecilia Borges, Priscila Vicentini, Juliana PImpão Favoretto, Liliane Ribas Haikal, Adriana Balalai e Flávia Kovalski Vianna.

***

DIA 19, os abraços serão para o prof. Alderi Ferraresi, Edison Vanucci, Neusa Ferreira da Costa, Devanir Parra, Cristiana Pitol, Homero Barbosa Neto e Manoel Alho da Silva, sempre muito festejado pela família e amigos.

História do Transporte Coletivo na Avenida

Os londrinenses que acompanharam os desfiles de 7 de setembro na avenida Leste-Oeste puderam contemplar a história do transporte coletivo local. A Viação Garcia/Brasil Sul levou ao evento oito veículos que resumem a trajetória desse serviço essencial nos quase 90 anos da história de Londrina. O “abre-alas” não poderia ser outro: o ônibus número 1 do município , a lendária Catita. A jardineira adaptada sobre caminhão Ford 1933 encanta os mais jovens. O modelo fica exposto no Museu da Garcia. Pode ser visitado pela população e por grupos escolares. Outro modelo que atraiu as atenções foi o Pavão, que rodava a gasogênio durante a 2ª Guerra Mundial e levava 16 horas para percorrer 200 km. Modelos como os famosos Geraldão, Fenemê e Ônibus do Papa (que transportou João Paulo II durante sua visita a Londrina nos anos 80) cruzaram a avenida para muitas fotos e vídeos. Encerrando o desfile o luxuoso G8 de dois andares (Double Decker) chamou atenção do público .Foi possível fazer uma viagem no tempo , resgatar lembranças e vislumbrar o futuro que promete muita tecnologia, conforto e sustentabilidade. As fotos são de Flávio Menoli

A lendária Catita, que iniciou a história do transporte coletivo em Londrina
A lendária Catita, que iniciou a história do transporte coletivo em Londrina | Foto: Divulgação - Flávio Menoli
O luxuoso e moderno G8 Double Decker
O luxuoso e moderno G8 Double Decker | Foto: Divulgação- Flávio Menoli

Mais um amigo

Londrina e a Coluna perderam mais um amigo, que faleceu e foi sepultado sábado último, nas Allamandas, em Londrina: o cardiologista Pedro Kreling. Era casado com a dedicada Neusa e o casal tem três filhos e netos. Que Deus o tenha.

*****

AMANHã, dia 18, missa na capela do Colégio Mãe de Deus, às 18 horas, pelo empresário e saudoso Luís Giglio. Entrada pela rua Goiás, informa a viúva Leila Haikal Ribas Giglio.

Mercado de nova geração

Imagem ilustrativa da imagem Os 90 anos da sra. Jandira Daher
| Foto: Divulgação

Na última sexta-feira , o Super Muffato da avenida JK foi reinaugurado e se tornou uma loja de nova geração, reconstruída para oferecer toda facilidade que as pessoas precisam no dia a dia para se alimentar bem, com frescor e saúde. As novidades começam pela nova cafeteria, ampliada para funcionar 24 horas. Ao entrar no mercado, o cliente é convidado a uma jornada de compras dinâmica e cheia de novas experiências, guiada por uma comunicação visual e layout moderno. Entre os destaques estão as refeições prontas, com pratos quentes e frios. O setor de hortifrúti e a padaria foram completamente repaginados. O Super Muffato JK também ganhou setor de saudáveis (itens sem açúcar, sem glúten ou sem lactose e alimentos estilo fitness). Ainda foram instalados outros quatro caixas de autosserviço, que facilitam a vazão às filas nos horários de pico. Na foto, durante a reinauguração, Everton Ruiz, supervisor regional; Noroli Nascimento, superintendente; Reni Muffato, diretora e Wagner Marcondes, gerente.

Do silencio também

Do leitor Jose Ferreira: "Acredito que o homem adulto tem mais medo do silêncio do que na sua reflexão..." O silêncio pode sim enlouquecer uma pessoa. O preso, por exemplo, em uma cela isolada, em um mês. Começa a ver fantasmas já disseram advogados e psiquiatras.

Partidos fracos

Amigos que almoçavam, ontem, no Dá Licença, aproveitaram o cafezinho para analisar por qual razão partidos políticos que têm diretórios em Londrina ficaram "mais fracos". Talvez estudantes da UEL não têm sido incentivados o necessário para que ingressam em campanhas de agremiações de esquerdas, como tempos passados.

O que se fala nas praças

Por outro lado, fala-se na cidade, à boca pequena, que há o receio de processos propostos pelo Ministério Público, que fiscaliza seriamente os partidos e seus integrantes. Medo de ações contra, na Justiça, onde, para se defender, não custa barato.

Comemorando 50 anos com os amigos

O conhecido empresário do setor de turismo Rafael Sapia, da Seu Destino, comemorou 50 anos com um almoço entre amigos. Um momento de muita alegria para o aniversariante e de boas conversas entre os convidados. O cardápio foi preparado pelo chef Wilder, que serviu rabada, purê de batatas e salada verde - a pedido do festejado anfitrião Rafael. Parabéns e mais sucesso no ótimo trabalho que faz.

Kais Marcondes, o aniversariante Rafael Sapia, Pio Gomes de Oliveira e Mauricio Cardoso
Kais Marcondes, o aniversariante Rafael Sapia, Pio Gomes de Oliveira e Mauricio Cardoso | Foto: Divulgação
Márcio Pozzobom, o aniversariante e Pedro Senedese Lara
Márcio Pozzobom, o aniversariante e Pedro Senedese Lara | Foto: Divulgação
Maurício Della Barba, Victor Araújo, Carlos Roberto Tristão, Wilder Giacometti, o animado anfitrião Rafael Sapia, Ricardo da Guia Rosa, Renato Della Barba e Eduardo “Dudu” Machado
Maurício Della Barba, Victor Araújo, Carlos Roberto Tristão, Wilder Giacometti, o animado anfitrião Rafael Sapia, Ricardo da Guia Rosa, Renato Della Barba e Eduardo “Dudu” Machado | Foto: Divulgação
Rafael com os amigos João Fernando Souza e Adnei Santos
Rafael com os amigos João Fernando Souza e Adnei Santos | Foto: Divulgação

As brasileiras continuam vítimas do tráfico humano

A vontade de fugir da pobreza no Brasil, ou em busca de casamento prometido por algum homem, de país árabe, ou mesmo europeu, atraídas por meio de contatos via redes sociais, isto é, pela Internet, as brasileiras se tornam vitimas do chamado "tráfico humano". São enganadas o tempo todo, com propostas de ganhar mil dólares por desfile de modas ou por aparição em algum evento. Acabam sendo vítimas de "bandidos da exploração sexual". Elas têm os passaportes tomados e se não participam de "encontros programados" chegam a passar fome, ficam doentes e sem poder se comunicar com suas famílias aqui no Brasil. Geralmente, são moças bonitas, pobres ou de classe média, cobiçadas por homens que se aproveitam da vulnerabilidade delas e fazem o que bem desejam com mulheres brasileiras, tornando-as suas escravas. Também nos Estados Unidos, na Espanha, na China, na Bulgária, na Hungria, elas são vítimas de criminosos. A mulher brasileira precisa entender que os exploradores estrangeiros são piores do que os que existem aqui mesmo. Fuja deles, desses convites para ganhar fortuna ou para "casar-se" com estranhos, que tem outros costumes, religiões e etc. Lugar de brasileira é no Brasil. Como de brasileiro também, pois aqui, pelo menos você fala a mesma linguagem e tem os mesmos direitos e proteção, por escrito na Constituição da República.

A Igreja Católica já teve 265 Papas

Uma informação recente, que obtivemos, adianta que a Igreja Católica já teve 265 Papas. O Primeiro foi Pedro, escolhido por Jesus. O atual, o 266º, é o argentino Papa Francisco. Que precisa contar por qual razão ainda não visitou seu país natal.

O preço da cocaína

Com o aumento de produção da droga na Colômbia e na Venezuela, e com distribuição pelo Equador, Guiana e tentativas no Brasil, o preço da cocaína caiu nos Estados Unidos. O quilo que era vendido a 1.500 reais está por 500!

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina