Antônio Carlos Panichi comemora 73 anos neste 25 de agosto, Dia do Soldado. Panichi está em Londrina desde 1975. Veio para a cidade com o objetivo de substituir um funcionário da empresa em que atuava, em Curitiba, durante um mês. Esse prazo se estendeu até hoje, 49 anos depois! Edina e Antonio Carlos Panichi já se consideram londrinenses. Aliás, Edina é cidadã honorária de Londrina, desde 2023.

Língua portuguesa: Dilson Catarino tira dúvidas da Coluna

Este Colunista lançou questões para o professor Dilson Catarino. Uma vez citado, ele respondeu prontamente. Dilson esclarece: 1) Os vocábulos síndico, sindicato e sindicância, apesar de modernamente terem usos distintos, segundo o dicionário Houaiss, provêm do mesmo termo: do grego súndikós,os,on no sentido de “o que dá assistência a alguém na justiça, assistente, defensor”; ou “o que pertence ao comum”, pelo latim syndĭcus, no sentido de “advogado ou delegado de uma cidade”.

2) O vocábulo “falta”, também segundo o dicionário Houaiss, provém do latim fallĭta, feminino de fallitus, no sentido de “faltado”, por falsus, particípio de fallĕre, no sentido de “enganar, ser falso, trapacear”. No âmbito dos esportes, significa “transgressão das regras de um jogo”, ou seja, propositalmente ou não ocorreu uma trapaça durante o jogo.

3) Em 1867, em consequência da escassez da manteiga, o imperador francês Napoleão III desafiou os cientistas a criar algo similar. O químico Hipollyte Mergé-Mouriès misturou sebo de boi, úbere de vaca e leite, o que tinha um tom perolado. O nome “margarina” provém do grego margaron, que significa “brancura de pérola”. Muito obrigado, prezado mestre, pelos esclarecimentos.

O professor Joaquim Braga e os cinco filhos

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense de coração
| Foto: Divulgação

O professor aposentado Joaquim Braga é assinante da Folha de Londrina há quase quarenta anos. Também leitor assíduo do jornal e principalmente da Coluna desde 1970, quando entrou na UEL. Músico e militante na cultura londrinense, o professor é pai de cinco filhos (quatro mulheres e um homem). Ele conta que a diferença da mais velha (52 anos) para mais nova (22 anos) é de trinta anos. ”Sou muito feliz, pois apesar de serem frutos de dois casamentos, são muito amigos e convivem maravilhosamente. Lendo na coluna sobre o pensamento do psicólogo e professor Sebastião Mendonça, gostei muito, pois penso que ser pai não é somente colocar um filho no mundo, mas sim ajudá-lo a construir sua própria história não lhe abandonando nunca”, diz o professor.

Cultura japonesa nos corredores do Shopping

Neste domingo (25), das 14 às 18 horas, a cultura japonesa poderá ser vivenciada pelo público, no piso superior do Boulevard Shopping Londrina. A 8ª edição do Boulevard Matsuri terá danças, workshops e oficinas, com participação gratuita dos visitantes . Na programação, apresentações de Dance, Taikô, Yosakoi Soran, Ryukyu Koku, Karaokê e K-Pop, além de oficinas de pintura, origami e workshops de Dance e Taikô. O evento é um pré-lançamento da 20ª edição do Londrina Matsuri que acontece de 6 a 8 de setembro no Parque Ney Braga.

Comemorando 5 anos de alegria

Hoje é dia de festa para o menino Rogério Viscardi Pereira. Filho do estimado casal Ana Lúcia Viscardi Pereira e Rogério Pereira, ele comemora cinco anos . Na comemoração em família, o que não vai faltar é um saboroso gelato Leone. Parabéns !

Londrina receberá supercomputadores da Índia

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense de coração
| Foto: Divulgação

Uma comitiva do Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC) da Índia visitou o governador Ratinho Junior para formalizar uma parceria que trará um supercomputador e um centro de capacitação técnica para Londrina. O secretário da Inovação, Alex Canziani, auxiliou na intermediação com os indianos para trazer as novas tecnologias . Este supercomputador será usado para pesquisas em inteligência artificial, bioinformática e outras áreas tecnológicas avançadas. Os supercomputadores são sistemas de alta capacidade, capazes de realizar cálculos e processar grandes volumes de dados com grande eficiência. Todas as sete universidades estaduais do Paraná receberão supercomputadores .

O Slogan do Dr. Moaci

O advogado, ex-conselheiro do LEC e torcedor do Tubarão, Moaci Mendes Leite tem um novo slogan: "ABANDONAR O ESTÁDIO DO CAFÉ: NEM PENSAR!!!" Nossa opinião: Concordo plenamente com Moaci. Voltar a jogar no VGD, jamais! É tornar a cidade de 700 mil habitantes sede de um time varzeano! Como se voltasse aos anos 56, quando a população não passava de 20 mil habitantes.

Esperam dos candidatos

Para os candidatos a prefeito de Londrina e também a vereadores: os que gostam de futebol, as pessoas que adquiriram cadeiras cativas, antes até da inauguração do Estádio do Café, gostariam que dissessem aos eleitores o que farão para concluir a "ferradura" e colocar na administração da Fundação de Esportes alguém que verdadeiramente cuide de fazer respeitar a propriedade e volte à numeração das cadeiras de quem adquiriu, que até 1982 eram direitos respeitados. Como está, o Estádio do Café mais parece "um filho enjeitado" e faz tempo. Só pintar as arquibancadas ou gerais e etc. é muito pouco.

No 2º Congresso Paranaense de Engenheiros Civis

O empresário londrinense radicado em Curitiba, Francisco Simeão, o Chico Simeão, foi muito aplaudido pelos participantes da palestra de encerramento do 2º Congresso Paranaense de Engenheiros Civis, promoção da ABENC-PR, realizado na sede do CEAL. Simeão esteva acompanhado da esposa Mari e do jornalista Carlos Marassi. Na palestra ,abordou o projeto “ Os bairros integrados “Ecoparque” e a Fábrica de Prédios”, que está em fase de implantação piloto em Cascavel. O projeto Ecoparque abrange em um mesmo espaço, moradia de qualidade, fortalecimento da educação básica e programas de capacitação para famílias carentes. “Não é um mero projeto empresarial visando o lucro. O que importa para nós, para mim e o meu sócio Luiz Bonacin, é o lucro da alma”, enfatiza o empresário que foi o idealizador do “ Bom Aluno” ( projeto que proporciona formação acadêmica de excelência para jovens até o ensino superior).As fotos são do evento

O engenheiro Ricardo Rocha, Chico Simeão e Brazil Versoza
O engenheiro Ricardo Rocha, Chico Simeão e Brazil Versoza | Foto: Divulgação
O engenheiro José Pedro da Rocha Neto, que também ministrou palestra durante o Congresso. Na ocasião, falou sobre restauros.
O engenheiro José Pedro da Rocha Neto, que também ministrou palestra durante o Congresso. Na ocasião, falou sobre restauros. | Foto: Divulgação
O empresário Chico Simeão e a esposa Mari Simeão.
O empresário Chico Simeão e a esposa Mari Simeão. | Foto: Divulgação
Os engenheiros Carlos Costa Branco, Clodomir Ascari ( presidente do CREA-PR) e Cirus Itiberê ( presidente da ABENC-PR).
Os engenheiros Carlos Costa Branco, Clodomir Ascari ( presidente do CREA-PR) e Cirus Itiberê ( presidente da ABENC-PR). | Foto: Divulgação

Mês dos Pais Armazém

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense de coração
| Foto: Divulgação

Entre os que já buscaram seus prêmios, Aparecido de Almeida (foto), de Assaí, ganhou um vale-compra no valor de duzentos reais. De Londrina, Arão Moreira da Silva, recebeu um vale-compra de cento e cinquenta reais; Rogério Caldas, um copo térmico personalizado e Vicente de Paula Assunção, uma maleta de ferramentas.” Parabéns aos contemplados! Ainda dá tempo de participar. É só preencher um cupom gratuitamente na recepção do Armazém da Moda e boa sorte! Quem será que vai ganhar o frigobar?”, ressalta o staff

A valentia do pequeno jornal de uma cidade do Kansas

Um pequeno jornal de cidade do Kansas, nos Estados Unidos, publicou matéria sobre um rico da localidade, que cometeu crime ambiental. Amigo do chefe de Polícia, ele pediu "uma correção no dono da publicação". Não deu outra: o chefe troglodita mandou policiais "empastelar o jornal", que era familiar, e quebrar o que pudessem. Aconteceu então o seguinte: o jornal conseguiu publicar o fato, e seus 500 exemplares foram vendidos em menos de meia hora. E ainda: mais de mil pessoas fizeram assinaturas do chamado "jornaleco", que é tocado, valentemente, por uma senhora e seus dois filhos.

Medo dos pitbulls

Qual é sua opinião: "Os cães pitbull nascem maus ou são o resultado de como foram criados?"

O aluno e a professora

O aluninho de 2º ano do primeiro grau disse à professora dona América: "Meu pai quer saber (e leu o que estava no bilhetinho) por que o mês tem 30 dias, o dia tem 24 horas e a hora 60 minutos..." Dona América respondeu por escrito : "Mande seu pai se matricular no curso noturno do Sesc. É gratuito."

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina