Arthur Lira, presidente da Câmara, não deixa por menos: disse que os debates foram ontem e que a reforma tributária pode sair hoje. Esse não é o pensamento daqueles que temem a reação de governadores e de um lobby muito bem montado. Há também dificuldades na tramitação do arcabouço e no destravar das regras do Carf. Não há consenso, quanto à reforma, na criação do conselho federativo para centralizar a arrecadação do IBS (Imposto sobre bens e serviços). O lobby é de prefeitos, alguns governadores e muitos empresários. Querem que fique como está para manter privilégios. Origem da palavra privilégio, priva lex, lei privada.

Etapa dos juros

Mais uma etapa (isso é melhor que um tapa) na questão dos juros com a nomeação de dois diretores do Banco Central, ambos aprovados no Senado. Galípolo deve ser o sucessor de Campos Neto quando termina o seu mandato em dezembro de 2024, mas seguirá numa delicada batalha para tentar caminhos para a baixa ansiada. Num possível aceno a Campos disse que só taxa neutra de juro não é solução.

Concursos

Não havia decisão sobre concursos em estados em recuperação fiscal. Por unanimidade, o STF acaba de decidir que pode. O processo estava parado desde 2021.

Covid

Segue o desleixo com a vacinação, a despeito da oferta razoavelmente organizada. Eis o último registro no Paraná: 842 casos de contaminação da Covid e 15 mortes.

Safra

O Banco do Brasil colocou à disposição do Paraná R$ 23 bilhões para o nosso plano de safra.

Cargas

Uma forte concentração ontem da Polícia Federal nos estados do Paraná e de Santa Catarina para o combate a quadrilha de roubo de cargas nas estradas.

Tortura de novo

Soa como ironia lembrar do movimento "Tortura, nunca mais". É que polícia cearense virou especialista com torção dos testículos e a posição taturana que gera mais sofrimento que o primitivo "pau de arara".

Educação

Lula no oeste tomou providências em relação à universidade e também relativamente à rede escolar da região.

Turbulências

Nem a presença de parte da Força Nacional nas operações da Amazônia pode evitar conflitos e em Roraima um tiroteio na terra yanomami deixou uma criança morta e feridos. A área foi alvo recente de campanha contra o garimpo ilegal.

Calor

Dia mais quente registrado no planeta foi na segunda 3 de julho, mas se manteve no dia 4.