Não é difícil, para mim, preparar um bom risoto. Gosto e tenho facilidade, inclusive com as combinações, mesmo as mais improváveis. Fui testando e aprovando os sabores, hoje tenho meus preferidos. Mas, dias atrás, preparei um dos pratos mais deliciosos em toda a minha vida. Não é novidade, nem é tão difícil. Mas, ficou muito bom. Realmente muito gostoso: um risoto de gorgonzola com alcaparras e alecrim e, para acompanhar, salmão ao molho de maracujá com mel. E vou dizer mais: o que sobrou para o dia seguinte ficou ainda mais saboroso!

Entre os meus risotos preferidos, o de gorgonzola sempre vai ganhar. E procuro preparar as combinações mais diferentes possíveis: com presunto parma crocante, torrado no microondas ou na air fryer, com cogumelos diversos, principalmente o shimeji e o shitake, mas, também, com funghi, além de filé mignon em tiras. Para incrementar, azeite, alcaparras, alecrim, de vez em quando azeitonas. E por aí vai, depende sempre da criatividade e, claro, dos ingredientes disponíveis.

Quando mudo para o queijo brie, as combinações são diferentes. Aí já fiz de mel com nozes ou castanha, de camarão, com palmito, entre outras opções. De vez em quando, preparo um prato de acompanhamento. Às vezes, uma carne grelhada, um frango assado ao molho de mostarda e um salmão. Normalmente, tempero o salmão com sal, limão e pimenta do reino branca, deixando marinar por algumas horas. Tem vezes que preparo um molho pesto delicioso, que aprendi com o chef Marcelo Camargo, do Restaurante Brasiliano. Outras vezes, basta assar o salmão e está tudo certo.

Mas, desta vez, resolvi preparar um molho de maracujá com mel. Na realidade, eu já havia preparado um salmão com molho de maracujá, mas não com mel. Então, nem precisei temperar o peixe. Apenas preparei o molho, deixei o salmão assando por uns minutos e, em seguida, acrescentei o maracujá com mel. Fiz da seguinte maneira: bati a polpa do maracujá com semente no liquidificador, coloquei o suco para refogar, até ficar consistente (uns três minutos) e acrescentei o mel, até misturar bem. Está pronto!

O resultado ficou sensacional! Comi, repeti, requentei e ainda me lembro da profusão de sabores que estalaram o paladar. Não há dúvidas de que um bom vinho foi escolhido para acompanhar. Um francês, trazido pela amiga Fran Pontes, além de um italiano, que comprei no supermercado: um achado da região de Valpolicella. Harmonização perfeita! Eu recomendo você preparar em casa e degustar entre amigos!