A gente apelidava o professor de Ciências de Ptialina, nome científico da saliva, porque ele lançava perdigotos ao falar – mas com paixão, como quando falou do coração:

- Dizem que no coração moram as emoções e sentimentos, mas é apenas um músculo onde não mora ninguém, só passa sangue. É uma bomba de receber sangue do corpo e despachar para os pulmões. Assim o sangue que vem usado pelo corpo, cheio de gás carbônico, passa pelos pulmões e sai cheio de oxigênio para o coração mandar de novo para todo o corpo, inclusive o cérebro. Por isso, quando o coração para, a gente tonteia e desmaia.

.
. | Foto: iStock

A gente estava naquela idade em que os buços escurecem nos rapazolas e os peitos crescem nas mocinhas, e ele segredava baixinho para ser bem ouvido:

- Quando o nosso coração bate por alguém, não é porque o coração se emociona... É porque o cérebro é o órgão que mais consome oxigênio, e então passa a funcionar em alta voltagem, para lidar com essas emoções que vocês conhecem bem... E, como o cérebro precisa de mais sangue rápido, então o coração, tum-tum-tum, acelera!

Um dia alguém brincando perguntou porque os japoneses não caem do planeta se estão do outro lado da Terra, e Ptialina respondeu sério:

- Os japoneses não caem pela mesma razão porque não somos lançados fora do planeta apesar dele girar. O que atrai e fixa tudo e todos na terra é a gravidade, a capacidade de um corpo muito grande atrair os corpos menores. Ninguém vê a gravidade, mas vivemos com ela e graças a ela o tempo todo. Quem pensa que a vida deve, antes de tudo, ao ar que entra nos nossos pulmões e purifica nosso sangue, deve lembrar que, antes de tudo, isso só é possível porque graças à gravidade conseguimos ficar em pé!

Agora, pesquisa indica que mais de 11 milhões de brasileiros acreditam que a Terra é plana, e que a maioria dos terraplanistas é jovem. Supõe-se que o maior motivo dessa crença é que os argumentos da redondeza da Terra são tão antigos e tão aceitos, que não se fala disso, ninguém (menos os terraplanistas) se preocupa com isso, as escolas negligenciam isso. Também por isso lembrei do professor Ptialina.

E fico pensando que 5% da população brasileira acredita que a Terra é plana, o sol e a lua e as estrelas estão numa cúpula logo acima, a Terra é um disco com o Polo Norte no centro e a Antártica na borda evitando que os mares derramem.

Bem, que seja um disco mas decerto não será chato como os antigos longplays, até porque tem montanhas. E os vulcões? Não indicam que deve existir muita coisa Terra abaixo? Imagino o que Ptialina diria:

- A ciência há séculos mostrou que não só nossas montanhas mas a própria terra, de onde tiramos nosso sustento, vieram de derrames de lava há muitos milhões de anos! E as frutas, com exceção das bananas, também são redondas ou arredondadas, como a imitar o formato do planeta. E o coração e o cérebro também! A reta e o plano são invenções humanas inexistentes na natureza. Se a Terra fosse plana as frutas seriam compridas e redondas as bananas.