O campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) de Londrina recebeu neste domingo (4), vestibulandos para o exame do do Vestibular de Inverno. A prova com 60 questões objetivas e redação começou às 14 horas com tempo de cinco horas para resolução. Ao todo, são 3.006 vagas em 107 cursos de graduação e o número de inscritos foi de 6.855. O tema da redação abordou Inteligência Artificial.

A data marca também a retomada do vestibular da universidade após 13 anos. Nesse período, a seleção era feita por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio do Sisu - Sistema de Seleção Unificada. De acordo com o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Jean-Marc Lafay, a decisão pauta-por uma política de aproximação da comunidade.

Jean-Marc Lafay,  pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR: "Esse é um momento importante de troca com a presença dos candidatos no campus"
Jean-Marc Lafay, pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR: "Esse é um momento importante de troca com a presença dos candidatos no campus" | Foto: decom/UTFPR

Lafay observa que desde 2010 até os dias atuais houve, sim, um distanciamento. "Em função de não termos mais o nosso próprio processo". Embora o retorno do vestibular represente um grande investimento, é também um ganho para a Educação. "Para a retomada, houve um trabalho de convencimento dos conselhos universitários, a organização do vestibular e a dedicação dos servidores na aplicação e fiscalização das provas, mas esse é um momento importante de troca com a presença dos candidatos no campus", afirma.

Nesta edição, os cinco cursos mais concorridos são: Engenharia da Computação (Campus Curitiba), com 30,48 candidatos por vaga ofertada; Arquitetura e Urbanismo (Curitiba), 30,47; Design Gráfico – manhã (Curitiba), 21,33; Design Gráfico – noite (Curitiba), 17,73; e Sistemas de Informação (Curitiba), 17,61.

De acordo com o Departamento de Comunicação e Marketing da UTFPR, em Londrina, a abstenção foi de 21,1%. Pelo menos metade das 3.006 vagas ofertadas são destinadas ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos candidatos que concorrem via sistema de cotas. O resultado dos candidatos aprovados deve ser publicado no dia 17 de julho.

---

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link