A Prefeitura de Londrina está com duas licitações abertas, uma para a execução de obras de ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde do distrito de Irerê “Isao Udihara”, e outra para recuperação da UBS do Guanabara “Pastor Ivo Luiz de Souza”.

No caso da UBS do Irerê, o valor máximo da licitação é de R$ 1.556.895,38. O investimento será pago com recursos próprios da Prefeitura. O recebimento e abertura dos envelopes irão ocorrer no dia 6 de setembro, às 13h, na Sala de Licitações, no piso térreo da sede do Executivo (avenida Duque de Caxias, 635).

Os projetos de reforma têm como objetivo propiciar ambiente adequado para atendimento das necessidades dos bairros nas atividades relacionadas à prevenção e manutenção à saúde da comunidade.

O prazo de execução das obras será de 180 dias, contados do primeiro dia útil do recebimento da ordem de serviço pela contratada. A UBS tem área de 247,61 m2 e será ampliada em 52,94 m², totalizando 290,39 m². A ampliação compreende a instalação de novos ambientes, como sala de odontologia, dois banheiros acessíveis para pessoas com deficiência, e sala de Agente Comunitário de Saúde (ACS).

A UBS de Irerê foi inaugurada em 1977, passou por reforma e ampliação em 1999, ou seja, há 24 anos, e desde então não recebeu intervenção significativa, já apresentando considerável desgaste predial.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que a ampliação da estrutura física da UBS de Irerê é muito importante. “É um pedido antigo da comunidade do distrito e essa ampliação é necessária para possibilitar que os serviços de odontologia sejam realizados nas dependências da unidade, uma vez que hoje funcionam em imóvel separado, próximo a uma igreja do distrito”, disse.

UBS do distrito de Irerê
UBS do distrito de Irerê | Foto: Vivian Honorato/Arquivo/N.com

Além da ampliação, a obra inclui serviços preliminares; infraestrutura e supraestrutura; paredes e painéis; esquadrias e vidros; cobertura; impermeabilização; revestimentos e tetos; revestimento em paredes; pisos; instalação hidráulica complementar; aparelhos sanitários; instalação elétrica complementar; cabeamento estruturado, alarme e sonorização; instalação mecânica; pintura; e mobiliário urbano (banco em concreto e lixeiras). A unidade também receberá novos equipamentos e mobiliário.

Os principais serviços oferecidos pelas UBS são: acolhimento e classificação de risco, consultas médicas, acompanhamento de usuários em todo ciclo de vida, nebulização, injeções, curativos, imunização, coleta de exames laboratoriais, dispensação de preservativos e medicamentos, tratamento odontológico, fisioterapia, encaminhamentos para outras especialidades.

GUANABARA

A licitação da obra de recuperação da UBS do Guanabara terá valor máximo de R$ 124.447,87 e o investimento será pago com recursos municipal e estadual. O recebimento e abertura dos envelopes ocorrerá no dia 29 de agosto, na Sala de Licitações da Prefeitura, as 13h. O prazo de execução das obras será de 90 dias, contados do primeiro dia útil do recebimento da ordem de serviço pela contratada.

A obra inclui serviços preliminares; revestimentos de paredes; pisos; instalações elétricas; pinturas; comunicação visual; e serviços diversos. A unidade receberá, ainda, novos equipamentos e mobiliário.

A UBS do Guanabara foi implantada em 1995 e teve nova unidade construída em 2014. Desde então, não passou por reforma ou intervenção significativa, já apresentando desgaste predial. O local tem área construída de 400 m².

Os principais serviços oferecidos pela UBS são: acolhimento e classificação de risco, consultas médicas, acompanhamento de usuários em todo ciclo de vida, nebulização, injeções, curativos, imunização, coleta de exames laboratoriais, dispensação de preservativos e medicamentos, tratamento odontológico, encaminhamentos para outras especialidades, fisioterapia, grupos de educação em saúde e atividades físicas.

(Com informações do N.Com)