Imagem ilustrativa da imagem Rota dos Santuários de Londrina ‘abre’ caminhos de fé
| Foto: Roberto Custódio

O ponto de encontro é no Santuário São Judas Tadeu (zona oeste), às 6h30. De lá, um grupo formado por cerca de 30 católicos segue um trajeto de 18 quilômetros, passando por seis santuários de Londrina.

Eles vão caminhando, rezando o terço “e abrindo caminhos de fé. Nem todos os católicos sabem onde estão os santuários da nossa cidade e queremos mostrar esse trajeto. Provando, inclusive, que ele pode ser feito à pé, caminhando”, diz o coordenador do grupo, Paulo Sidney de Oliveira.

A Rota dos Santuários surgiu em julho de 2019 e a cada mês a peregrinação acontece no domingo que antecede dia 22 (dia votivo a Santa Rita de Cássia). Nesta sexta edição, a FOLHA acompanhou parte do percurso com o grupo, do qual a estudante Ana Silvia Mendes, 20, participa pela segunda vez ao lado dos pais.

Imagem ilustrativa da imagem Rota dos Santuários de Londrina ‘abre’ caminhos de fé
| Foto: Roberto Custódio

“É um caminho que eu quero seguir porque é mais uma preparação espiritual do que física. Também é uma união das comunidades. Durante o trajeto passamos pelas pessoas, conversamos bastante e rezamos. Cada um no seu ritmo”, diz a estudante.

Quando Rosana Barreto, 56, foi convidada por uma amiga para participar, logo no início das atividades do grupo, não pensou duas vezes em aceitar o convite, mas quase desistiu no meio do caminho. “Era um dia quente e eu não estava habituada a caminhar. O Paulo me abraçou, me deu força. A maior delas foi falar para eu colocar Jesus na minha peregrinação. E deu tudo certo. Foi uma superação para mim. Descobri que existe uma força interna”, conta.

Após seis peregrinações entre os santuários de Londrina, Barreto agora se prepara para encarar novos desafios em 2020. “Quero fazer o Caminho da Fé e os Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha. A fé tem que ser alimentada todos os dias através de orações, das nossas relações com o outro e das nossas experiências de vida. O foco é estar com Deus”, completa.

O casal Ana, 69, e Roberto Oliveira, 75, frequenta a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Siam (zona leste), e também recebeu o convite de uma amiga. “Somos atletas e a proposta em unir religião e atividade física tem sido muito interessante. A cada parada aproveitamos para tomar uma água, descansar e comer uma fruta. Dessa forma, o caminho fica bem mais tranquilo”, comenta Oliveira, produtor rural.

Imagem ilustrativa da imagem Rota dos Santuários de Londrina ‘abre’ caminhos de fé
| Foto: Roberto Custódio

As próximas edições das Rota dos Santuários de Londrina estão marcadas para os dias 19 de janeiro e 16 de fevereiro. As saídas são sempre do Santuário São Judas Tadeu (av. Vicente Bocuti, 440, Jardim Santa Rita), às 6h30; e a chegada é na Paróquia Santa Rita de Cássia (rua Pedro Abelardo, 70, Jardim Califórnia), às 12h.

Os peregrinos que deixam os veículos no estacionamento do Santuário São Judas Tadeu contam com um micro-ônibus para o translado de volta.

SANTUÁRIO DAS ROSAS

A Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na zona leste, se prepara desde junho de 2018 para ser futuro Santuário das Rosas de Santa Rita de Cássia em Londrina. Durante anos, a paróquia vive uma devoção pelas muitas graças e testemunhos recebidos por intermédio da santa.

Na paróquia, há duas relíquias autênticas de Santa Francisca Romana e Santa Rita de Cássia (fragmentos de seus ossos). As missas são celebradas diariamente e os devotos também contam com uma Capela de Velas e uma Sala de Promessas. A paróquia está recebendo doações em dinheiro para uma reforma estrutural.

Santa Rita de Cássia se tornou conhecida como “santa das causas impossíveis”. Com devotos em todo o mundo, é bastante lembrada pela simplicidade e disposição em ajudar os necessitados. Rita era a abreviação carinhosa de seu verdadeiro nome: Margherita.


Ela nasceu em Roccaporena, uma pequena aldeia na prefeitura de Cássia, na Itália, no ano de 1381, e morreu em maio de 1457, aos 76 anos. Filha de pais não afortunados, desde pequena mostrou interesse pela religião e sempre que rezava dizia que um Anjo descia do céu para visitá-la.

SERVIÇO: Mais informações sobre a Rota dos Santuários pelo fone (43) 3336-3166 ou pelo site santaritalondrina.com.br

Imagem ilustrativa da imagem Rota dos Santuários de Londrina ‘abre’ caminhos de fé
| Foto: Divulgação

CONHEÇA A ROTA DOS SANTUÁRIOS DE LONDRINA

Saída:

Santuário São Judas Tadeu – av. Vicente Bocuti, 440, Jd. Santa Rita I

1ª parada:

Santuário Nossa Senhora Aparecida – rua Grajaú, 257, Vila Nova

2ª parada:

Catedral Metropolitana de Londrina - Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Tv. Padre Eugênio Herter, Centro

3ª parada:

Santuário Mariano Mãe e Rainha Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt Tabor Esmagadora da Serpente – rua Goiás, 830, Centro

4ª parada:

Santuário Eucarístico-Mariano de Madre Leônia Milito – av. Madre Leônia Milito, 575, Pq. Guanabara

Chegada:

Paróquia Santa Rita de Cássia - rua Pedro Abelardo, 70, jd. Califórnia