Os moradores da região central de Londrina, interessados em resolver conflitos familiares, como pensões alimentícias, guarda de crianças e homologação de divórcios, terão oportunidade, nesta quarta-feira (22), de obter orientações jurídicas e iniciar estes procedimentos, com o auxílio de membros do Cejusc (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos), vinculado ao Tribunal de Justiça do Paraná. Entre 9h e 16h, no Centro Social Urbano Vila Portuguesa (rua Atílio Scudeler, 283) acontecerá nova edição do programa #RolêdaJustiça., oferecendo também informações jurídicas em áreas como violência doméstica, direito da criança e adolescente, endividamentos, consumidor, entre outros.

Outros serviços à comunidade serão disponibilizados por parceiros do evento, como credenciamento junto ao Cadastro Único (programa social do governo federal), e Central Única de Vagas em Creches, da Prefeitura de Londrina, para cadastro e transferências escolares. A comunidade também poderá confeccionar no local documento de identificação (RG), por meio do Instituto de Identificação da Policia Civil.

Imagem ilustrativa da imagem Rolê da Justiça será realizado nesta quarta em Londrina
| Foto: Divulgação

ATIVIDADES CULTURAIS

Haverá atividades culturais, com pipoca e algodão doce, e cama elástica às crianças, que poderão assistir a contações de histórias, teatros, apresentações de capoeira e da Banda Mirin. Haverá exposição de quadros, dos cães da Polícia Militar, caminhão de Bombeiros e um posto da Guarda Municipal móvel.

O evento tem por objetivo ampliar o acesso à Justiça à população de Londrina, levando informações e serviços a locais próximos dos moradores, facilitando o exercício da cidadania. É o primeiro evento de 2023, tendo ocorrido também nas regiões Oeste e Sul de Londrina em 2022, sob a orientação da juíza coordenadora do Cejusc de Londrina, Cláudia Catafesta.

SOLUÇÃO DE CONFLITOS

O Cejusc é um setor do TJ-PR que visa a pacificação social de forma consensual. Por meio dele é possível solucionar questões do Direito de Família e outras áreas, sem abrir um processo judicial. O interessado faz um pedido para realização de uma audiência de mediação/conciliação. O Cejusc emite um convite para que a outra parte participe do ato voluntariamente.

Com apoio de conciliadores, busca-se uma negociação. Havendo acordo, este será homologado judicialmente para que tenha efetividade. Não há qualquer consequência caso não haja composição.

Promovido pelo Cejusc de Londrina, o #Rolê da Justiça tem por objetivo promover a pacificação social e a orientação da população, reunindo redes de serviços da região envolvida no projeto. O evento conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Prefeitura Municipal de Londrina, Conselho Tutelar, e outros. Maiores informações sobre o CEJUSC no site: https://www.tjpr.jus.br/cejusc .

(Com informações do Cejusc)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1