A UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) teve quatro projetos aprovados para o Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da Itaipu Binacional nos estados do Paraná e região sul do Mato Grosso do Sul. O edital com o resultado da seleção dos projetos foi publicado no dia 27 de agosto e contempla 70 projetos das sete universidades estaduais do Paraná dentre os 200 selecionados.

Um dos projetos aprovados, “UENP na Comunidade: Promovendo Saúde, Educação e Igualdade de Gênero”, é voltada à promoção da saúde e bem-estar da população de Bandeirantes. Composto por cinco subprojetos, ele aborda temas como saúde ambiental, educação sobre parasitoses intestinais, uso seguro de medicamentos, primeiros socorros e saúde sexual e reprodutiva. "As atividades serão realizadas em escolas e Unidades Básicas de Saúde do município e contribuem para o alcance de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como saúde e bem-estar, educação de qualidade e igualdade de gênero”, explicou a coordenadora do projeto, a professora Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo.

Os outros três projetos contemplados são: “Educação Ambiental para um Futuro Sustentável: Projeto de Conservação e Conscientização no Campus Cornélio Procópio da UENP”, coordenado pelo professor Edson Junior Stefani; “Gestão pessoal com base no uso racional dos recursos naturais: energia, água e alimento”, coordenado por Carlos Cesar Garcia Freitas; e Fomento às práticas sustentáveis do gerenciamento de resíduos sólidos para preservação dos recursos hídricos no município de Bandeirantes/PR”, coordenado por Marco Antonio Zanoni.

LEIA TAMBÉM:

= Itaipu completa 50 anos de olho nos próximos dois séculos

INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, celebrou a aprovação dos projetos. “Estamos muito contentes com a UENP integrando o quadro de projetos aprovados junto às outras universidades estaduais. É um fomento que irá aprimorar as atividades extensionistas da UENP em sua região de atuação e promover, ainda mais, a integração entre a universidade e a comunidade com mais ações voltadas às especificidades dessa região”, disse.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias, as iniciativas irão estreitar os laços com a comunidade. “São propostas relacionadas ao meio ambiente e também à saúde. Nós ficamos muito felizes com esses resultados, parabenizamos todos os professores. Foi um trabalho desenvolvido em equipe com a PROEC e os professores extensionistas que mandaram as e os projetos, certamente, vão estreitar os laços da universidade com a comunidade e também trarão uma experiência única para os nossos alunos da graduação”, acrescentou.

(Com informações da UENP)