Com dois anos em funcionamento, o Programa Municipal de Coleta de Resíduos Têxteis de Apucarana (Centro- Norte) já recolheu mais de 2 mil toneladas de resíduos. Implantado em agosto de 2020, o programa destina corretamente materiais descartados pelas indústrias de confecção, como tiras, retalhos e linhas. O serviço, que é gratuito, é oferecido por intermédio de um ecoponto, situado no antigo IBC da Vila Nova, ou pode ser acionado por telefone.

“Esse é um trabalho feito em prol do polo do vestuário, ajudando empresas de todos os tamanhos, seja de roupas, confecções, bonés ou outros produtos têxteis”, reforça o prefeito Junior da Femac, afirmando que o serviço é realizado pelo Município, sem custos para as empresas, "solucionando um problema vinha sendo enfrentado há décadas no município”

Ele explica que o recolhimento de resíduos têxteis é uma das ações que integram o Programa Mais Verde. “Mantemos em Apucarana diversos serviços de proteção ambiental, abrangendo ainda o recolhimento de pneus, coleta de móveis inservíveis, a coleta seletiva do lixo feita através da Cocap e o plantio de milhares de árvores nativas e exóticas”, pontua.

LEIA MAIS:

+ Londrina ganha Banco de Resíduos Têxteis

O secretário municipal de Meio Ambiente, , Gentil Pereira, diz que o serviço de recolhimento é realizado pela Ecovip, credenciada pelo Município. “A Ecovip coleta os resíduos têxteis diretamente nas indústrias do vestuário e também por intermédio de um ecoponto junto ao box 19, no antigo IBC da Vila Nova”, reforça.

O secretário afirma que a iniciativa é bem-sucedida, pois teve ampla adesão dos empresários do setor. “Com o programa, que neste mês de agosto está completando dois anos, praticamente foi reduzido a zero o lançamento de resíduos têxteis no meio ambiente em nosso município”, avalia Gentil.

SERVIÇO - O recolhimento dos resíduos nas indústrias é feito mediante agendamento pelo WhatsApp (43) 99983-6959 ou pelo 0800-883-6251 .

(Com informações da Prefeitura de Apucarana)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1