A “novela” em que se transformou a obra da trincheira no cruzamento da avenida Leste-Oeste com a Rio Branco, na área central de Londrina, está perto do fim. Isto é o que prometeu o secretário municipal de Obras e Pavimentação, que garantiu que até sábado (29), quando vence o último aditivo de prazo concedido pela prefeitura à empreiteira, tudo estará finalizado. “A obra está em quase 100%”, afirmou João Verçosa, em entrevista à FOLHA.

Nestes últimos dias foi mobilizada uma força-tarefa para que tudo fosse realizado, unindo a construtora que venceu a licitação, o município e a empresa contratada para fazer a pintura da estrutura, que tem cerca de um quilômetro de extensão. “Está acontecendo o que sempre defendi, que quem tinha que terminar era a construtora. Ela honrou o contrato e está fazendo. Tinha serviço que a prefeitura não poderia assumir, como escavação, fundação”, argumentou.

LEIA TAMBÉM: Licitação para reforma da área interna do Parque Arthur Thomas é publicada

A construção começou em janeiro de 2021 com previsão de entrega no mesmo mês do ano passado. No entanto, foram autorizadas quatro prorrogações: julho e dezembro, de 2023, e abril e junho, de 2024. A data para liberar o tráfego de veículos está sendo acertada com o prefeito Marcelo Belinati, se será neste fim semana ou na segunda-feira (1º).

Os arremates finais estão concentrados na pintura. A empresa iniciou o trabalho há menos de duas semanas e tinha até três meses para terminar, porém, agilizou com operários atuando dia e noite. “Pedimos para terminar rápido e cumpriu. Não está dando nem 15 dias”, comemorou. “A obra está acima da expectativa no geral”, definiu.

Nesta quinta-feira (27), trabalhadores pintavam a ciclovia, que passa entre as duas novas pistas da Leste-Oeste. “Vamos continuar fazendo a sinalização da ciclovia, que é pintar de vermelho, e colocar a faixa no meio. Precisa secar para fazer isso. Mas no entorno já está tudo certo, calçadas sendo arrematadas”, listou. A sinalização viária está sendo feita pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).

“Fizemos a sinalização da marginal, no sentido UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim do Sol, colocamos quebra-molas para garantir a preferência de quem sai do túnel. A via principal é a Leste-Oeste, a marginal é apenas um meio. Como túnel foi construído e tem interligação a preferência será de quem está no sentido centro-bairro”, explicou.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura garante conclusão da trincheira da Leste-Oeste até o fim de semana
| Foto: Roberto Custódio

ILUMINAÇÃO

A demanda de luzes foi assumida pela Londrina Iluminação. Em dezembro, seis superpostes de 12 metros de altura foram instalados na rotatória da avenida Rio Branco e, posteriormente, 40 luminárias de LED foram colocadas nas entradas e saídas da passagem. Nesta quinta será completada a implantação de 42 projetores de luz especiais em LED no interior do túnel. Nos últimos meses foram furtados mil metros de fiação do lugar.

A trincheira está custando R$ 33,5 milhões. “O movimento nesse cruzamento vai melhorar muito. Hoje, muita gente vem pela marginal, porque o interesse pelo trânsito é justamente a Leste-Oeste. Todos esses motoristas que estão pela marginal virão pela pista nova. Isso vai desafogar consideravelmente o trânsito da rotatória, que já tem trabalhado bem”, destacou Verçosa.

CANTEIRO DE OBRAS

Em maio, a prefeitura confirmou a multa de quase R$ 1 milhão para a TCE Engenharia por diversos problemas constatados, entre eles os frequentes atrasos. O boleto para pagamento vence nesta sexta-feira (28). Após o dia 29 o único serviço que ainda terá de ser feito é a desmobilização do canteiro de obras, com o conserto da praça que existia entre a avenida Leste-Oeste e a rua Guilherme da Mota Corrêa.