Segundo a Prefeitura de Londrina, entre os dias 17 de novembro e 14 de janeiro o Natal na cidade movimentou nominalmente R$ 1,3 bilhão. Em incremento real, descontando a inflação, a data registrou R$ 577 milhões a mais entre ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto Sobre Serviços) em relação ao mesmo período da celebração anterior, de 2021.

“O Natal é uma das ações que repercutiram positivamente no faturamento da cidade e isso significa mais tributos, renda e geração de empregos. Tivemos um incremento de R$ 16 milhões apenas no ISS, 14,25% a mais que o mesmo período de 2021. Temos que ter o Natal como uma política de governo”, afirmou o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez.

A festa natalina custou R$ 4,9 milhões do dinheiro público, valor que foi criticado por parte da população e virou alvo de pedido de informação na Câmara de Vereadores. O prefeito Marcelo Belinati destacou que ficou de saldo para o cofre do município - com a soma do que foi arrecadado de ISS menos o custo - cerca de R$ 11 milhões. “Esses recursos são livres e vão para as demandas da cidade. É o asfalto, saúde, ações de segurança, enfim, eles diluem no caixa da prefeitura e são investidos em políticas públicas que já estão em andamento”, explicou.

O Natal foi organizado pelo Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), que calculou que aproximadamente um milhão de pessoas visitaram os diversos pontos com decoração: lago Igapó, avenida Saul Elkind e rua Sergipe, prédios públicos, casa do Papai Noel, Calçadão, túnel da avenida Higienópolis, rotatórias e distritos rurais. Somente na passarela sobre o Igapó passaram mais de 176 mil pessoas durante 57 dias.

Os passeios no pedalinho tiveram aumento de 20% e o ônibus city tour e trenzinho contabilizaram 20 mil passageiros. A Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) apontou crescimento de 6,8% nas vendas se levado em conta o Natal de 2021. “Se pegarmos somente o entorno da passarela sobre o Igapó foram mais de meio milhão de pessoas visitando. Fora isso teve a questão econômica, com os números dos ambulantes, o que mostra que foi um sucesso e tivemos bons resultados”, avaliou Alex Canziani, presidente do instituto.

EVENTO DE 2023

Para este ano a promessa é retomar ações que no passado marcaram o Natal em Londrina, como a premiação de casas e comércios mais enfeitados, por meio de parceria com a iniciativa privada. “A ideia é de que as próprias entidades subsidiem luzes, por exemplo, para que possamos fazer com que chegue mais barato para as famílias decorarem as casas. Nós teríamos uma comissão para poder avaliar casa, prédio, estabelecimento comercial, a partir de regulamento”, detalhou Canziani.

A expectativa é de que o lago receba novamente a passarela de 200 metros de extensão, porém, o gasto deste ano ainda não foi definido. “Não sei se será superior ao Natal passado, porque depende de muitas variáveis, como parceria com entidades, instituições e até a iniciativa privada. O que precisamos é criar essa cultura do Natal na cidade para que possamos atrair pessoas que queiram investir. Não diria se vai ser com o maior investimento público, mas vai ser o melhor”, projetou Belinati.

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