A união das gêmeas Bianca e Larissa Oliveira Silva, que começou no útero da mãe há 18 anos e seguiu pelas diferentes fases escolares, continua também na universidade. As irmãs escolheram o mesmo curso de graduação e passaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, no vestibular da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), para o curso de engenharia mecânica.

As meninas sempre estudaram na mesma sala desde a Educação Infantil e decidiram juntas a opção do curso superior. De acordo com a mãe das jovens, Rosilda Silva, as filhas têm um relacionamento amigável, de partilha, mas também são competitivas. “Elas sempre foram muito unidas. A conquista do vestibular se deve ao esforço e dedicação aos estudos. Elas são comprometidas, empenhadas, centradas e uma sempre ajuda a outra”, destaca.

Estudando juntas no Colégio Positivo - Londrina, Bianca e Larissa faziam resumos das aulas e exercícios em casa, trocando informações e resolvendo os exercícios. Segundo o diretor do colégio, Julio Cesar Batista Felis, desde a chegada ao colégio, as meninas se destacaram em todas as disciplinas e participavam das Olimpíadas Oficiais do Conhecimento e programas de reconhecimento, sempre com bom desempenho.

“Elas sempre foram estudiosas. Em uma visita da família na escola comentaram sobre a preferência por cursos de exatas, o que resultou em uma parceria família-escola para incentivar, apoiar e oferecer o que nosso sistema tem de melhor. O resultado foi incrível e fechou todo um ciclo iniciado em 2020”, conta.

DIA A DIA AGITADO

As aulas na universidade já iniciaram e a adaptação à nova rotina segue com as irmãs sempre juntas, mesmo em períodos mais agitados. “Nosso dia a dia está meio corrido, pois estamos conciliando os horários da universidade com os da autoescola. Alguns dias temos aulas durante o dia inteiro, outros só até o almoço e alguns com janelas entre as aulas”, explica Bianca.

As meninas têm preferências bem parecidas tanto no que gostam de fazer como de comer e em relação ao curso de mecânica não foi diferente. Segundo Larissa, elas já identificaram as disciplinas que mais chamam a atenção. “Fundamentos de Cálculo para Engenharia e Computação são as nossas preferidas. Achamos as mais legais e interessantes”, afirma.

Quando não estão atentas ao novo conteúdo de estudo e aos livros, as irmãs adoram estar juntas e conversar. E quando perguntadas sobre uma história inusitada de troca de uma pela outra por parte de amigos ou familiares, Bianca respondeu: “é comum começarem um assunto com uma e continuar com a outra”. (Com informações do Colégio Positivo)